Petroquímica

Veolia e Braskem fecham parceria para descarbonizar o Polo Petroquímico de Triunfo

O acordo prevê o desenvolvimento de soluções a serem implementadas no Rio Grande do Sul, com um potencial de redução de 500 mil toneladas de CO2e anuais adicionais.

Redação TN Petróleo/Assessoria
27/03/2024 20:00
Veolia e Braskem fecham parceria para descarbonizar o Polo Petroquímico de Triunfo Imagem: Divulgação Visualizações: 301

A Veolia, referência mundial em soluções ambientais para cidades e indústrias, e a Braskem, líder mundial na produção de biopolímeros, anunciaram mais um acordo para trabalhar juntas na pesquisa e implementação de soluções de alto impacto para a descarbonização no polo industrial de Triunfo (RS). O anúncio foi feito nesta quarta (27), no Fórum Econômico: Parcerias franco-brasileiras para uma economia verde e sustentável, durante a visita do presidente francês Emmanuel Macron, em São Paulo.

Reforçando o objetivo comum de combater as mudanças climáticas ao atingir as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa na produção industrial, e em alinhamento com o Acordo de Paris, as duas empresas irão pesquisar e desenvolver novas iniciativas de impacto adaptadas a necessidade da operação da Braskem no Rio Grande do Sul. Assim, a parceria pretende buscar a viabilização da substituição dos combustíveis fósseis, atualmente utilizados na produção de vapor, por soluções energéticas renováveis, com potencial de redução de 500 mil toneladas de CO2e por ano.

“Para a Veolia, dentro das suas atividades voltadas à gestão de fontes renováveis e eficiência energética, apoiar indústrias e cidades faz parte de um projeto de tornar o planeta mais sustentável, contribuindo com soluções tangíveis e operacionalmente viáveis com os objetivos de descarbonização. Diante disso, essa parceria evidencia o trabalho conjunto de duas empresas em prol do meio ambiente e da aceleração da transformação ecológica”, afirma Pedro Prádanos, CEO da Veolia Brasil.

Os projetos a serem implementados devem envolver soluções confiáveis e de alto impacto na matriz energética industrial das operações da Braskem, promovendo a sustentabilidade na operação, sob o conceito de ecoeficiência. “Iremos buscar o avanço na transição energética com o desenvolvimento de soluções renováveis, competitivas e confiáveis para a descarbonização da matriz energética da Braskem no polo industrial de Triunfo (RS), por meio da produção de vapor industrial a partir de combustíveis renováveis. A parceria e expertise da Veolia serão essenciais para acelerar esse processo, permitindo uma possível implementação destas soluções. A Braskem tem metas claras rumo ao crescimento sustentável e esse será um ponto importante na nossa jornada”, afirma Gustavo Souza Checcucci, diretor de energia e descarbonização industrial da Braskem.

O acordo, que beneficiará os objetivos de descarbonização, foi assinado em um evento que trouxe reflexões e iniciativas significativas para uma economia de baixo carbono no país, reafirmando esse ponto como uma das prioridades na parceria entre governos e indústrias do Brasil e da França. 

As iniciativas já implementadas e as que estão em andamento, pela parceria entre Veolia e Braskem, vão impedir a emissão de 150 mil toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE) anuais, estando em linha com a estratégia de desenvolvimento sustentável das companhias.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20