Vitória PetroShow 2024

Segundo Dia do Vitória PetroShow: Debates Estratégicos e Sinergia no Setor de Óleo e Gás

Redação TN Petróleo/Assessoria
04/04/2024 17:37
Segundo Dia do Vitória PetroShow: Debates Estratégicos e Sinergia no Setor de Óleo e Gás Imagem: Divulgação Visualizações: 1114

O Vitória Petro Show 2024 continua a surpreender com sua diversidade de debates e oportunidades de networking. No segundo dia do evento, realizado no Centro de Convenções de Vitória, participantes tiveram acesso a uma série de conferências e debates que trouxeram insights cruciais para o setor de óleo e gás no Espírito Santo.

Plenária PetroSul

Conferência “Explorando os Caminhos Futuros do Offshore no ES”: Moderada por Roberto Ardenghy, Presidente do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), contou com a presença de importantes líderes do setor, incluindo Tabita Loureiro, Diretora Técnica e Presidente Interina da PPSA (Pré-Sal Petróleo S/A); José Marcusso, Gernte Executivo de RNCE e Nearshore da 3R Petroleum; Francilmar Fernandes, Diretor de Operações da PRIO; Rogger Pereira, Gerente do Ativo de Produção de Jubarte da Petrobras; e Antonio Capeleiro Pinto, VP de Projetos na BW Energy.

Roberto Ardenghy, Presidente do IBP, destacou a história da busca por autonomia energética do Brasil e a importância estratégica do offshore, citando o fortalecimento das empresas produtoras independentes e a diversidade geológica do Espírito Santo. Tabita Loureiro, Diretora Técnica e Presidente Interina da PPSA, ressaltou a pluralidade de agentes atuando na região e as oportunidades em diferentes ambientes de produção, enfatizando o crescimento significativo no número de grupos econômicos presentes no estado e de poços produtores. A participação das empresas como BW Energy, 3R Petroleum e PRIO trouxe à discussão os desafios regulatórios e estratégias para maximizar a produção e reduzir custos operacionais nos projetos offshore.

Esses insights refletiram o compromisso do setor com a inovação, a sustentabilidade e a busca por soluções que impulsionem o desenvolvimento socioeconômico da região, ressaltando a relevância do Espírito Santo como um polo estratégico para a indústria de óleo e gás no Brasil.

Conferência “Descomissionamento Offshore”: O diretor da Destri Energy, Mauro Destri, destacou o ciclo de vida do descomissionamento offshore, desde a avaliação da viabilidade econômica até a disposição adequada dos materiais, de acordo com as regulamentações vigentes. Ele ressaltou as oportunidades nesse setor, com investimentos significativos previstos pela Petrobras e pela ANP, totalizando bilhões de dólares até 2028. Destri também abordou os desafios enfrentados no desmantelamento e destacou que cada problema representa uma oportunidade de negócio.

A importância do descomissionamento de plataformas petrolíferas tem sido amplamente discutida, e essa questão também ganhou destaque durante a reunião com o IEMA no primeiro dia do evento. Na ocasião, o BANDES enfatizou seu foco no setor de petróleo e gás, destacando investimentos consideráveis, especialmente no descomissionamento de plataformas. Esses investimentos estão previstos para movimentar R$ 2,45 bilhões entre 2022 e 2026, beneficiando diversos segmentos da indústria local.

PetroSupply Meeting: Rodada de Negócios

O PetroSupply Meeting, uma atração realizada pelo Sebrae/ES e os Polos Sebrae Onshore e Offshore, proporcionou uma grande movimentação de empresas e geração de negócios, reunindo compradores e fornecedores para discutir investimentos e parcerias estratégicas que impulsionarão o setor de óleo e gás na região.

Arena Imetame ESG

Na Arena Imetame ESG, uma série de iniciativas foram discutidas e apresentadas pelos especialistas Guga Cruz, Diretor da AC Consultoria, como facilitador; Bruno Barros, Gerente na Seacrest; Cristina Guerreiro, Gerente na Petrobras; Tatiana Mafra, Diretora de sustentabilidade na BW Energy; e Nathália Weber, Diretora na Manacá CCS. Cristina Guerreiro, Gerente na Petrobras, destacou a importância de considerar a viabilidade ambiental desde as fases iniciais do processo de exploração e produção de petróleo, enfatizando a necessidade de avaliar os riscos e impactos ambientais em todas as decisões de negócio. Tatiana Mafra, Diretora de Sustentabilidade na BW Energy, compartilhou experiências inspiradoras, com foco na reutilização criativa de materiais, promoção da economia popular, na reintegração de mulheres no mercado de trabalho e no apoio de projetos importantes como o "Meninas Nascendo" do CIEDES, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro, que incentiva a participação feminina em áreas de ciência, tecnologia e exatas, impulsionando a inclusão e diversidade no setor.

Arena 3R da Inovação

Na Arena 3R de Inovação, especialistas do setor discutiram soluções disruptivas e estratégias de gestão da inovação para uma melhor conexão com o mercado. Sob a mediação de Antonio Batista da Vita Digital, o evento contou com a participação de líderes como Guilherme Barbosa, CEO da Eco55, Ruan Sirtoli, Coordenador de Contratos da Vertical Petróleo, Fabíola Forza, Gerente na Seacrest, Luciano Rodrigues, Coordenador de Geociências e Medição Fiscal da Imetame, Fernando Guirra, Analista de Dados da Imetame, e Carlos Henrique Pereira, Sales Engineer na SLB.

Fabíola Forza, Gerente na Seacrest, compartilhou insights sobre a experiência da empresa em inovação, destacando o uso de tecnologias como computação em nuvem e monitoramento em tempo real para otimizar processos. Ela ressaltou a importância da integração entre diferentes áreas e a necessidade de projetos baseados em inteligência social, analítica e big data para alcançar a tão desejada transformação digital. Essa abordagem, conforme enfatizado, requer uma base sólida para implementação eficaz, visando trazer benefícios significativos para as empresas e o setor como um todo.

Noite dos Âncoras: Evento Exclusivo para Convidados

O segundo dia do Vitória Petro Show encerrou-se com a Noite dos Âncoras, um evento exclusivo para convidados que proporcionou momentos de descontração e networking, com música ao vivo e sistema all inclusive.

Com uma programação diversificada e participação de diversos agentes do setor, o Vitória Petro Show continua a ser um importante ponto de encontro para profissionais e empresas interessadas em contribuir para o crescimento e desenvolvimento da indústria de óleo e gás no Espírito Santo.

O evento entra em seu último dia hoje, oferecendo ainda mais oportunidades de aprendizado, networking e negócios. A participação continua aberta a todos que desejam se envolver com as tendências e desafios do setor.

Para mais informações sobre o evento e detalhes sobre os próximos dias, visite o site oficial em www.vitoriapetroshow.com.br

Serviço:

Data: 02 a 04 de abril de 2024

Local: Centro de Convenções de Vitória

Horário da Cerimônia de Abertura: 14h

Realização: ACESPETRO, SEE-Sociedade Espírito-santense de Engenheiros, Austral Energy Consulting;

Apoio Institucional: SEBRAE, Polo SEBRAE Onshore, Polo SEBRAE Offshore, IJSN, ADERES, Governo Do Estado Do Espírito Santo, ANP, ABPIP, IBP, FGV Energia, Findes, Fórum Capixaba de Petróleo Gás e Energia, Espírito Santo Convention;

Patrocinadores: CONFEA; CREA-ES, MUTUA-ES, N2 Offshore, Mandacaru, Seacrest Petróleo, ETEP, Perbras, Petrol, Petrolinked, SLB, Grupo Vertical, CRT-ES, Wams, B&S Oil Tools, Gavea Logistica, MRM, JS, Ambipar Group, 3R Petroleum, Imetame Energia, Copastur, Vallourec, Ambify;

Apoio de mídia: TN Petróleo

Contato Comunicação: Mariana Madeira | 71 99614 3550 | vitoriapetroshow@vitoriapetroshow.com.br

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20