Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Gás natural

Evento: ANP debate mercado nacional de gás natural em workshop

13/01/2021 | 09h36

A ANP realizou na segunda-feira (11/1) o 1º Workshop sobre o Modelo Conceitual do Mercado de Gás. O evento, realizado por videoconferência via Teams e transmitido pelo canal da ANP no YouTube, contou com mais de 300 participantes.

O Modelo Conceitual do Mercado de Gás é objeto da Consulta Prévia nº 01/2020, cujo prazo para envio de contribuições foi prorrogado até 18/1/2021. Sua publicação consiste na primeira etapa do processo da revisão dos regulamentos que tratam das atividades de comercialização e de carregamento de gás natural, as Resoluções ANP nº 52/2011 e nº 51/2013, respectivamente. A revisão desses atos normativos está prevista na Agenda Regulatória 2020-2021 da ANP.

Institucional“O documento colocado em consulta prévia tem o intuito de apresentar os principais elementos que constituem o mercado de gás natural e contém um conjunto de questões para discussão endereçados aos agentes de mercado, representantes da sociedade civil ou qualquer cidadão interessado no tema”, afirmou o superintendente de Infraestrutura e Movimentação da ANP, Helio Bisaggio, na abertura do workshop. Ainda segundo ele, “os workshops realizados têm como objetivo aumentar a interação da Agência com os interessados e agentes envolvidos na construção do Novo Mercado de Gás”.

A principal discussão foi sobre a caracterização do mercado de gás natural e do relacionamento comercial entre os agentes, definições que influenciarão as normas de: contratação de capacidade de transporte; compra e venda de gás natural no mercado físico ou em mercados organizados (mercado de balcão e bolsa); e participação em mecanismos de contratação destinados a promover ações de balanceamento.

O evento teve ainda participação do Ministério de Minas e Energia (MME), que apresentou uma visão geral do Programa Novo Mercado de Gás, e do Ministério da Economia (ME), que abordou os desafios tributários da indústria do gás natural e a necessidade de competição para criação de um mercado aberto.

A ANP disponibilizou, no âmbito da consulta prévia, um questionário sobre o Modelo Conceitual do Mercado de Gás, que pode ser preenchido pelos agentes econômicos e demais interessados em participar. Todas as contribuições recebidas na Consulta Prévia nº 01/2020, no workshop e em futuros eventos serão consideradas na elaboração da proposta de resolução, cuja minuta passará por consulta e audiência públicas antes de sua publicação final.



Fonte: Redação TN Petróleo, Agência ANP
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar