Brasil/Índia

Biocombustíveis estarão entre principais temas da visita do 1º ministro da Índia ao Brasil em novembro

Redação/Assessoria UDOP
16/07/2019 13:31
Biocombustíveis estarão entre principais temas da visita do 1º ministro da Índia ao Brasil em novembro  Imagem: Divulgação Visualizações: 214

Os biocombustíveis estarão entre os temas centrais da visita bilateral do primeiro ministro da Índia Narendra Modi ao Brasil programada para o próximo mês de novembro. Narendra Modi foi reeleito em eleições realizadas no último mês de maio. O presidente Jair Bolsonaro cumprimentou o primeiro ministro indiano pela recondução para mais um mandato, destacando que o Brasil e a Índia deverão fortalecer, ainda mais, suas relações comerciais.

Desde 2016 vem sendo intensificado um trabalho de aproximação entre os países sobre esse tema, que envolveu o recebimento de missões técnicas da Índia no Brasil, a realização de reuniões na Índia com integrantes do governo e do setor privado, e uma participação da Índia na Plataforma para o Biofuturo, iniciativa de 20 países para promover a bioeconomia sustentável de baixo carbono. Isso tudo contribuiu para elevar o interesse do governo indiano pelo potencial dos biocombustíveis, resultando numa nova política, lançada em 2018, que busca reduzir a dependência de importações, promover o desenvolvimento rural e combater a mudança do clima. Com essa política, o governo indiano espera cumprir seu objetivo de chegar a 20% de mistura do etanol à gasolina. Um efeito positivo adicional poderia ser a recuperação global dos preços de açúcar, ao dar nova destinação para o excedente de produção indiano, que hoje vem sendo exportado de forma subsidiada.

Por sugestão da própria comitiva indiana que ajusta a visita do ministro Narendra ao Brasil junto ao Ministério das Relações Exteriores, durante a visita do Primeiro Ministro deverá ser assinado um memorando de entendimento entre os dois países, voltado para a área dos biocombustíveis.

Segundo o chefe da Divisão de Promoção de Energia do Itamaraty, Renato Domith Godinho, "a Índia tem gigantesco potencial de mercado e de produção de biocombustíveis, principalmente etanol, devido à sua enorme produção de cana. Se o programa de etanol e biogás deslanchar por lá, abrem-se inúmeras oportunidades e vantagens para os dois países, a começar pela disseminação da produção, passo para um mercado global de biocombustíveis. A Índia pode vir a ser um mercado externo importante de biocombustíveis para o Brasil, que poderia suprir deficiências sazonais de produção doméstica na Índia, e ajudá-la a cumprir sua política de mandato de mistura. Além das oportunidades que poderiam se abrir para consultoria, tecnologia, bens e serviços brasileiros relacionados à produção de cana, etanol e biogás".

Institucional

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20