Bioenergia

UDOP e FAPESP se unem pelo aumento de produtividade no setor da bioenergia

Redação/Assessoria UDOP
18/04/2019 16:09
UDOP e FAPESP se unem pelo aumento de produtividade no setor da bioenergia  Imagem: Divulgação Visualizações: 309

A UDOP e a FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo firmaram no ano passado uma importante parceria visando fomentar, ainda mais, as pesquisas voltadas para o ganho de produtividade, novos sistemas de gestão e redução de custos no setor bioenergético. Fruto desta parceria, a diretoria da UDOP e da FAPESP têm se reunido desde o início deste ano de 2019 para dar início às primeiras pesquisas que serão formatadas neste convênio.

"Somos uma entidade que ao longo de mais de três décadas vem trabalhando duro para se firmar como formadora de mão-de-obra e ser um dos principais elos entre a tecnologia/inovação e nossas associadas (usinas/destilarias), sempre com o objetivo de trabalhar pelo aumento de produtividade do setor e redução de custos de produção, tanto no campo como na indústria e logística de distribuição", destaca o presidente da UDOP, Amaury Pekelman.

No mês de março, durante a última reunião entre a diretoria da UDOP e da FAPESP, o presidente Pekelman e o presidente executivo da entidade, Antonio Cesar Salibe, apresentaram ao Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz, Diretor de Inovação e Tecnologia da FAPESP e a Profa. Dra. Glaucia Mendes Souza, Coordenadora do Bioen/FAPESP, uma relação com as principais demandas do segmento.

Institucional

"Fizemos uma reunião com nossos Comitês Agronômico, Industrial, de Motomecanização e de Inovação Tecnológica, onde buscamos quais os principais gargalos a serem pesquisados e que trariam um resultado no curto, médio e longo prazo para nossas usinas. O fruto destes encontros foi apresentado para a Fapesp que agora já está formatando as possíveis pesquisas para o desenvolvimento destes estudos", explica Amaury Pekelman.

Além do diretor de Inovação Dr. Brito, também participaram das reuniões com a UDOP a Profa. Dra. Glaucia Mendes Souza, Coordenadora do Bioen/Fapesp; Luís Fernando Cassinelli, consultor de tecnologia e inovação do Bioen/Fapesp; e a assessora de diretoria Marilda Bottesi, pela Fapesp. A Coordenadora de Tecnologia da Informação da UDOP, Rosângela Bombonato acompanhou os representantes da entidade no encontro.

Inovação e Tecnologia

Para o presidente executivo da UDOP, o setor precisa sair, hoje, de uma produção média de 5 a 6 mil litros de etanol para de 10 a 12 mil litros de etanol por hectare, ou seja, dobrar sua produção, sem precisar expandir seus canaviais.

"Em parte esta tecnologia já existe, mas as usinas não conseguem acessá-la, ou por falta de recursos ou por desconhecerem-na. Por isso a UDOP tem se firmado, já há alguns anos, como entidade parceria de inúmeros centros de pesquisas e universidades, para sugestionar as pesquisas e prover o setor de mais tecnologias de ponta", destaca Salibe.

Fruto desta visão pioneira da UDOP, a entidade já firmou parcerias com a Esalq/USP, com a UNESP, campus de Jaboticabal, com a UFSCar, com Embrapa e com FAPESP. "Já estamos em tratativas, também, de firmarmos parceria com a UNB - Universidade Nacional de Brasília, com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com a Unicamp e com o Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético - Nipe da USP.

Disseminação de conhecimento

Uma parte da tecnologia do setor que já está em uso e aplicação nas usinas será apresentada durante o Fórum de Implementação Tecnológica que a UDOP realiza na próxima semana nos dias 24 e 25 de abril, no campus da UNIP, em Araçatuba/SP.

"Este é um outro diferencial da UDOP, além de fomentarmos e estimularmos as pesquisas no setor, temos três importantes eventos anualmente que visam discutir e apresentar estas tecnologias, cada qual com um formato diferenciado. No Fórum, por exemplo, haverá uma interatividade única entre o público participante, os debatedores e moderadores", finaliza Salibe.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13