Produtos e Serviços

Sonda Norbe VIII, da Ocyan é recontratada pela Petrobras

Redação TN Petróleo/Assessoria
07/01/2021 19:56
Sonda Norbe VIII, da Ocyan é recontratada pela Petrobras Imagem: Divulgação Visualizações: 2932

A Norbe VIII, uma das cinco sondas de perfuração em águas profundas da Ocyan, foi recontratada pela Petrobras, na qualidade de operadora e representante do Consórcio de Libra (Petrobras, Shell, Total, CNODC e CNOOC), por um período de 425 dias. O novo contrato de afretamento e serviços entra em vigor a partir do início da operação, previsto para julho de 2021, mesmo mês em que se encerra o atual contrato da Norbe VIII com a Petrobras, que teve duração de dez anos. Toda a frota da Ocyan, incluindo cinco sondas próprias e os dois FPSO da joint venture Altera&Ocyan, seguem com contratos ativos.

“Essa nova conquista demonstra ao mercado a excelência operacional da Ocyan, com capacidade de entrega técnica e solidez financeira”, comemora Heitor Gioppo, diretor Superintendente da Unidade de Perfuração da Ocyan.

InstitucionalA Norbe VIII é uma plataforma de perfuração com posicionamento dinâmico capaz de operar em lâmina d’água de até 3.048 metros e perfurar poços até 12.195 metros. A sonda foi construída em 2011 e apresenta operação em alto nível. Em 2020, teve destaque no Sondópolis (ranking de performance da Petrobras) e alcançou a marca de 3 anos sem acidentes a bordo em junho deste ano.

A sonda venceu a licitação do Consócio de Libra/ Petrobras para contratação de equipamentos com capacidade para operar em 3 mil metros de lâmina d’água em águas brasileiras delimitadas pelas coordenadas geográficas de acordo com Contratos de Concessão, Cessão Onerosa ou Contratos de Partilha de Produção.

Entre o final do atual contrato e o início do novo, a embarcação deverá passar por um período de manutenção e de adequação para atender às exigências deste novo contrato. A tripulação é composta por cerca de 180 integrantes.

“A Ocyan é uma empresa brasileira de alta capacidade, que tem trilhado um caminho de inovação aliado à eficiência operacional. Essas características têm nos colocado entre os grandes players do mercado de óleo e gás no Brasil, que é altamente competitivo e internacionalizado, avalia Roberto Bischoff, presidente da Ocyan.

Divulgação

Inovação:

A Norbe VIII é a primeira sonda de perfuração de águas ultra profundas no país a contar com o Rig View 360º, sistema baseado no conceito do “Google Street View”, capaz de proporcionar uma navegação virtual e à distância por toda a área interna da embarcação. A ferramenta viabiliza o 'embarque' virtual na unidade, o que permite à equipe onshore da Ocyan desempenhar atividades ou realizar verificações que podem ser feitas à distância, sem que esses integrantes tenham que enfrentar todo o processo logístico de embarque, incluindo treinamentos mandatórios requeridos e riscos associados à exposição ao ambiente industrial offshore. “O mecanismo é uma inovação. Quando acessamos o sistema, podemos identificar várias hipóteses aumentando o monitoramento da embarcação e, consequentemente, a eficiência da operação”, explica Rodrigo Chamusca Machado, responsável por Tecnologia e Inovação na Unidade de Negócios de Perfuração da Ocyan.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19