Energia elétrica

Risco hidrológico é visto como principal problema para geradores e consumidores, segundo especialistas do setor elétrico

Redação/Assessoria
12/12/2019 11:15
Visualizações: 302

Walfrido Avila, presidente da Tradener, empresa pioneira na comercialização de energia no mercado livre, acredita que o risco hidrológico é um grave problema enfrentado pelo setor elétrico e que precisa ser solucionado com urgência. “Apesar do profundo empenho de muita gente, não se conseguiu avançar em relação ao GSF. É preciso reconhecer que essa é uma questão urgente e temos que continuar empenhados na busca de uma solução, pois não tem cabimento pensar em um novo setor elétrico com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) paralisada por causa dos débitos de GSF”, acredita Walfrido.

O impasse sobre o risco hidrológico começou em 2015, quando geradoras elétricas conseguiram liminares nos tribunais para evitar custos com o risco hídrico. A proposta do projeto de lei 10.985/18, em discussão no Congresso Nacional, é compensar parcialmente esses custos por meio da prorrogação dos contratos de concessão de hidrelétricas das empresas, contanto que elas retirem suas ações judiciais que estão travando o mercado.

Hoje, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) contabiliza uma inadimplência superior aos R$ 7 bilhões por conta das liminares do GSF.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13