Meio ambiente

Projetos de PD&I na área de meio ambiente terão prioridade de análise na ANP

Redação/Agência ANP
06/12/2019 15:30
Projetos de PD&I na área de meio ambiente terão prioridade de análise na ANP Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 607

Em razão do derramamento de óleo que atingiu a costa brasileira, afetando principalmente o litoral da região Nordeste, e com o objetivo de contribuir com a capacitação e a preparação das empresas e instituições de pesquisa às situações de emergência, a ANP está estimulando a realização de projetos de PD&I correlacionados às temáticas elencadas a seguir:

Modelagem de dispersão de óleo em ambientes marítimos;

Monitoramento de infraestruturas de produção, escoamento e transporte de petróleo;

Metodologias de monitoramento e prevenção de perdas de contenção de hidrocarbonetos em unidades marítimas de produção de petróleo e na infraestrutura submarina;

Prevenção de blowouts;

Monitoramento de poços;

Institucional

Respostas a emergências, infraestrutura e ICS (Incident Command System);

Sensoriamento e monitoramento remoto de incidentes;

Metodologias de análises de risco aplicadas à indústria do petróleo e do gás natural.

Os projetos ligados a essas temáticas serão prioritariamente analisados pela ANP. As instituições ou empresas executoras que tenham interesse podem enviar projetos, que serão analisados pela Agência na forma “fast track”.

O fomento a tais projetos é consequência da participação da ANP no Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado também pelo Ibama e pela Marinha. Assim, a Agência apoiar o processo de absorção de lições aprendidas, o aprimoramento da estrutura de resposta e auxiliar na avaliação dos impactos ambientais e socioeconômicos do derramamento de óleo que atingiu a costa brasileira.

Além da priorização da análise dos temas estratégicos listados acima, a ANP apoiará projetos aderentes às condições do seu regulamento de PD&I que sejam desenvolvidos pelos grupos de trabalho instituídos pela Coordenação Científica do GAA, compostos por mais de 100 pesquisadores e cientistas de universidades e instituto de pesquisas nacionais.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19