Coronavírus

Preços do petróleo caem mais de US$1; demanda fraca ofusca expectativa de estímulos

Reuters, 26/03/2020
26/03/2020 21:30
Visualizações: 182

Os preços do petróleo recuaram mais de 1 dólar por barril nesta quinta-feira, ainda pressionados pelas restrições a viagens por causa da pandemia de coronavírus, que afetam a demanda global por combustíveis e ofuscam expectativas de que um pacote de estímulos de 2 trilhões de dólares dos Estados Unidos possa impulsionar a atividade econômica.

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), Fatih Birol, disse que a demanda global por petróleo pode cair em até 20 milhões de barris por dia, ou 20% do total, diante do isolamento de 3 bilhões de pessoas devido ao novo coronavírus.

Os contratos futuros do petróleo dos EUA fecharam em queda de 1,89 dólar, ou 7,7%, a 22,60 dólares por barril, enquanto os futuros do petróleo Brent recuaram 1,05 dólar, ou 3,8%, e terminaram o dia cotados a 26,34 dólares/barril. Ambos os vencimentos já cederam cerca de 60% neste ano.

O choque duplo causado pela pandemia de coronavírus e pelo aumento de oferta proveniente da Arábia Saudita e Rússia, depois de as duas nações não conseguirem chegar a um acordo para limitar o bombeamento, desestabilizaram o mercado do petróleo, que perdeu cerca de metade de seu valor em março.

“Com a demanda em queda de 20% ou mais globalmente, o mundo precisaria de cortes de produção equivalentes a duas Arábias Sauditas para pelo menos tentar equilibrar o mercado”, disse John Kilduff, sócio da Again Capital em Nova York.

“O petróleo está morto”, publicou no Twitter o fundador da BlackGold Investors, Gary Ross. “Lamento dizer, mas (o valor) está caminhando para dígitos únicos!”

Publicidade

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19