Venezuela

Petrolífera venezuelana PDVSA acelera remessas de petróleo para Cuba

Reuters, 14/02/2020
14/02/2020 18:57
Visualizações: 132

A petrolífera estatal venezuelana PDVSA está enviando mais petróleo à aliada próxima Cuba neste mês, já que as sanções dos Estados Unidos estão agravando a escassez de combustível na ilha caribenha, de acordo com fontes e documentos internos da empresa vistos pela Reuters.

Seis embarcações, a maioria de propriedade da filial marítima da PDVSA, já exportaram uma média de 173 mil barris por dia (bpd) de petróleo cru e combustível da Venezuela para Cuba neste mês, de acordo com dados da Refinitiv Eikon e documentos da PDVSA.

Ao menos mais dois carregamentos estão planejados para o restante do mês, segundo os documentos e dados.

Em janeiro, as exportações da PDVSA a Cuba atingiram o menor volume desde meados de 2019: 56.600 bpd.

“Houve mais embarcações partindo para Cuba nas últimas duas semanas”, disse um supervisor de navios que trabalha em um porto no litoral oeste da Venezuela. “Estão indo e voltando muito rápido”, acrescentou, sem dar detalhes sobre as instruções da empresa.

As sanções que Washington impôs no ano passado à PDVSA e à estatal cubana Cubametales com o objetivo de derrubar o líder venezuelano, Nicolás Maduro, prejudicaram as remessas de petróleo da PDVSA a Cuba, e a crise energética da ilha atingiu a indústria açucareira do país neste mês, quando duas usinas suspenderam operações no auge da colheita.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.