Produção

Opep e aliados chegam a acordo para aprofundar cortes de produção

Reuters, 06/12/2019
06/12/2019 10:26
Visualizações: 207

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados, liderados pela Rússia, concordaram nesta quinta-feira com um dos mais profundos cortes de produção desta década, visando prevenir o mercado de um excesso de oferta, em pacto que será aplicado nos três primeiros meses de 2020, um período surpreendentemente curto.

A Opep iniciou um encontro para discutir suas políticas às 16h30 (horário de Greenwich) desta quinta-feira, em Viena. Na sexta-feira, o cartel se reúne com a Rússia e outros países produtores, um grupo conhecido como Opep+.

As restrições de oferta já existentes, de 1,2 milhão de barris por dia (bpd), criadas para sustentar o mercado e evitar um excesso de oferta global, vão expirar em março.

O ministro de Energia russo, Alexander Novak, afirmou que um painel de ministros, incluindo os de Arábia Saudita e Rússia, recomendou que a Opep+ aprofunde os cortes em 500 mil bpd. Um corte de 1,7 milhão de bpd representaria 1,7% da oferta global.

"Nós realmente vemos riscos de excesso de oferta no primeiro trimestre, devido à demanda sazonal mais fraca por produtos refinados e pelo petróleo bruto", disse Novak.

Ele acrescentou que os cortes durariam pelo primeiro trimestre de 2020, janela menor que a sugerida por alguns ministros da Opep, que pediram que os cortes atuais fossem estendidos até junho ou dezembro de 2020, em meio a temores de uma desaceleração econômica global.

A Opep+ tem concordado com cortes voluntários de oferta desde 2017 para contrabalancear a crescente oferta proveniente dos campos de "shale" (petróleo não convencional) dos Estados Unidos, que se tornou o maior produtor mundial da commodity.

Agora, os produtores encaram mais um ano de alta na produção norte-americana, além de avanços em outros países que não fazem parte da Opep, como Brasil e Noruega.

"Com o dólar mais fraco, melhores dados econômicos e o controle agressivo de produção pela Opep, isso deve garantir que o preço do petróleo Brent fique entre 60 dólares e 65 dólares no período sazonalmente fraco do ano que vem", disse Gary Ross, fundador da Black Gold Investors.

As ações da Opep mantiveram as cotações do petróleo entre 50 dólares e 75 dólares por barril ao longo do último ano. Com as notícias desta quinta-feira, os contratos futuros do petróleo Brent LCOc1 ampliaram os ganhos desta semana, sendo negociados acima da marca de 63 dólares por barril.

Institucional

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19