Offshore

Ocyan inova e realiza serviços de preservação offshore com ativo em operação

Redação/Assessoria
13/11/2019 14:53
Visualizações: 450

A Ocyan é a primeira fornecedora voltada a soluções inovadoras do mercado de exploração e produção a realizar a preservação de equipamentos e estruturas com o ativo em operação. A atividade foi implantada há um ano, utiliza um método inovador que advém do segmento petroquímico e já reúne grandes números, nesse período, acumula mais de dois mil e duzentos equipamentos preservados, além disso, contribuiu para reduzir em até 10% os custos operacionais de manutenção e melhorar o uptime (disponibilidade operacional) das embarcações em que executou o serviço.

De acordo com Vinicius Castilho, diretor da área de Manutenção e Serviços Offshore da Ocyan, a viabilidade de realização do serviço sem que as sondas estejam paradas ou docadas gera impactos positivos diretos na redução de downtimes (paralisações), na reposição de materiais e equipamentos perdidos, na redução de multas aplicadas por clientes e na minimização do risco de acidentes de trabalho.

“Até a metade de setembro, já havíamos preservado um total de 2.256 equipamentos em 5 sondas diferentes em que executamos os serviços. No ano passado, nos preparamos tecnicamente com treinamentos internos para conseguirmos oferecer essa solução”, pontua Castilho.

Segundo Victor Barreto, gerente de Contratos e Projetos na Ocyan, o lançamento de novos serviços diferenciados está a caminho. “Conseguimos dar passos importantes em direção à inovação no setor de óleo e gás por meio de parcerias realizadas em 2019 e ao mesmo tempo foi possível avançarmos com agendas de capacitação de nosso efetivo para ofertarmos novos serviços. Com o feedback positivo que estamos tendo com a preservação, já planejamos entrar em novos escopos, como o de calibração de instrumentos por exemplo”, comenta ele.

Quase duas décadas

A unidade de negócios de Manutenção e Serviços Offshore da Ocyan completa esse ano 19 anos de atuação e acumula larga experiência que pode ser traduzida em números. Do ano 2000 para cá, soma mais de 30 contratos, mais de 10 mil toneladas montadas a bordo das instalações em alto mar e mais de 1 milhão de metros quadrados pintados.

No início do ano, a Ocyan firmou um acordo com a empresa canadense Tube-Mac para oferecer uma nova tecnologia aos players do mercado de óleo e gás e petroquímica no Brasil. Esta tecnologia propicia a instalação e montagem de tubulações utilizando conexões sem solda, chamadas de Pyplok®. A iniciativa faz parte da estratégia da Ocyan de trazer ao país soluções tecnológicas que podem ser aplicadas no setor e são utilizadas fora do Brasil, por meio de parcerias com empresas estrangeiras que ainda não atuam localmente. A Tube-Mac é a primeira delas.

A unidade conta com um portfólio diverso de atividades, entre elas, o planejamento integrado de serviços; o planejamento e execução de paradas de produção e perfuração; soluções em reparos, manutenção, montagem de projetos (soldagem, caldeiraria, tubulação e elétrica/instrumentação); pintura industrial e de alto desempenho; engenharia de acesso e serviços especiais em acesso por corda; além de soluções de fabricação de estruturas e tubulações customizadas, serviços especiais de inspeção e de comissionamento.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19