acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Offshore

Ocyan avança em tecnologia com o uso do MPD - (Managed Presure Drilling)

22/06/2020 | 16h00
Ocyan avança em tecnologia com o uso do MPD - (Managed Presure Drilling)
Divulgação Ocyan Divulgação Ocyan

A Ocyan já perfurou 26 poços em águas profundas na costa brasileira, nos últimos cinco anos, com o uso da tecnologia com pressão controlada (MPD ou Managed Presure Drilling), que garante maior segurança operacional no desenvolvimento de projetos complexos. Hoje, novas concorrências para contratação de empresas especializadas em serviços e perfuração estão inserindo essa técnica como parâmetro para a escolha das prestadoras de serviços. A evolução da Ocyan no uso do MPD mostra que o investimento da empresa em tecnologia e inovação, nos últimos anos, tem contribuído para torná-la um dos principais players no Brasil dentro do seu mercado de atuação.

"Quando começamos a usar o MPD de forma mais ostensiva, a metodologia passou a ser um diferencial. A Ocyan saiu na frente aqui no Brasil nesse processo, o que demonstra pioneirismo das ações da empresa em oferecer ao cliente uma solução diferenciada para suas necessidades. Agora, estamos buscando um avanço na
Institucionalcurva de aprendizado para reforçar nossas práticas com o uso desta tecnologia", comenta Lourenço Morucci, direto de Engenharia da Unidade de Perfuração da Ocyan.

Na Ocyan, a técnica é utilizada e está disponível nas sondas, a ODN I, ODN II e Norbe VI, para uso em diferentes estágios na construção e operação dos poços e sempre em alinhamento com os parâmetros demandados pelo cliente. "Executamos serviços integrados que garantem segurança e performance, o que resulta em economia de tempo e recursos na construção dos poços e aumento significante da satisfação do cliente", explica o executivo.

A metodologia é sempre adequada aos requerimentos solicitados nas concorrências do mercado. Mas, o fato de a metodologia usada pela Ocyan estar se tornando parâmetro para a modelagem de novos processos concorrenciais, reforça o pioneirismo e protagonismo da empresa. "É importante este reconhecimento por parte do cliente. A partir das exigências de novos processos concorrenciais que chegam ao mercado, e que incluem o MPD e outros serviços adicionais, estamos observando também que a responsabilidade das empresas de perfuração está se tornando mais complexa e extensa", pondera Heitor.

O que é o MPD

A técnica utiliza equipamentos adicionais durante o processo de perfuração, objetivando um melhor controle de pressão comparado com o método convencional. "O controle da pressão do fluido de perfuração na operação reforça a segurança, já que detecta mais rapidamente eventuais problemas de controle do poço, diminui o tempo de execução de poços complexos, além de reduzir riscos operacionais e ambientais. Todos esses fatores conjugados geram aumento de eficiência e redução de custo para o cliente", destaca Leandro Brandão, gerente comercial e um dos responsáveis pela implementação do sistema na Ocyan.

A implementação da tecnologia no país em ambiente offshore por parte da Ocyan teve como objetivo fornecer uma solução ao cliente diante de limitações ao avanço da perfuração, impostas pelas características geológicas da costa brasileira. A Ocyan foi a primeira drilling contractor do mundo a utilizar a técnica FMCD (Float Mud Cap Drilling) em águas profundas, uma das possíveis maneiras de uso do MPD, o que reforça o DNA inovador da companhia.

Publicidade



Fonte: Redação TN Petróleo/Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar