Coronavírus

Ocyan abre inscrições para curso gratuito de costura e produção de máscaras de tecido voltado a comunidades do Rio

Redação/Assessoria
30/04/2020 20:23
Visualizações: 408

A Ocyan e a Cooperativa Maravilha, na região portuária do Rio de Janeiro, se uniram para atuar juntas na crise do novo Coronavírus. A empresa comprou de uma das costureiras, que atua nesta ONG, 10 mil máscaras de proteção facial, que serão destinadas aos integrantes da companhia no Rio de Janeiro e em Macaé, além de doar o excedente, bem como a produção oriunda deste treinamento para distribuição a moradores da região. E para estimular ainda mais a geração de renda nas comunidades carentes do Rio, a Ocyan vai apoiar um curso online de corte e costura, que será gratuito e contará com 40 vagas. As inscrições serão entre os dias 4 e 17 de maio por e-mail (coop.maravilha@gmail.com). Os interessados devem enviar um e-mail e aguardar o recebimento de um formulário online a ser preenchido. As aulas estão previstas para começar na semana do dia 18 de maio. Para se inscrever é preciso ter mais de 18 anos, possuir uma máquina de costura doméstica e acesso à internet.

“Incluímos em nosso plano de ação a compra de máscaras faciais para garantir a segurança e saúde de nossos integrantes assim que regressarem do período de trabalho remoto, mas ao invés de adquiri-las de uma grande indústria, decidimos apoiar a comunidade em que atuamos, na região do Porto Maravilha. Essa iniciativa permite fazer com que a economia local seja impulsionada, o que proporciona de certa forma uma maior autonomia financeira a essas pessoas”, comenta Nir Lander, diretor de Pessoas e Gestão da Ocyan.

As inscrições para o curso são gratuitas e terão prioridade os moradores das comunidades da região como o Morro da Providência, Morro do Pinto e da Conceição, além da comunidade conhecida como King Kong, mas são disponíveis a pessoas de todas as comunidades carentes do Rio. A seleção levará em conta também as populações consideradas mais vulneráveis como negros, pessoas com deficiência e LGBTs, por exemplo. As aulas se iniciam na segunda quinzena do próximo mês.

O curso terá a duração de três meses, sendo duas sessões semanais com duas horas de duração por sessão, via plataforma Google Classroom cujo acesso pode ser feito até por smartphone. O conteúdo alternará aulas gravadas e ao vivo, quando o participante poderá interagir com as instrutoras e esclarecer dúvidas. Entre os temas abordados estarão ainda noções de empreendedorismo e até pequenos reparos no maquinário. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado.

“Além do investimento na organização deste curso, cada participante que concluir o treinamento terá a garantia de que, pelo menos, 500 máscaras serão compradas pela Ocyan por mês, pelo período de 3 meses. O tecido para essa produção também será fornecido pela empresa”, explica Nir. “O compromisso com a sociedade é um dos nossos valores e o momento é de colaboração, empatia e união”, finaliza o executivo.

Para Raquel Spinelli, fundadora da Cooperativa Maravilha, que já produz máscaras, a parceria será importante para a comunidade.

“Sempre buscamos o apoio e as parcerias com empresas para viabilizar os cursos. Ter a Ocyan conosco vai garantir que os alunos conheçam todo o processo e técnicas que permitem a produção de várias peças ao mesmo tempo. Com isso, a produtividade e o ganho diário tendem a crescer”, pondera.

A Cooperativa conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (CDURP), desde 2017.

Serviço

Curso online de corte e costura

Gratuito

40 vagas

Inscrições: 4 a 17 de maio por e-mail (coop.maravilha@gmail.com)

Início das aulas: Semana do dia 18 de maio

Institucional

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13