Entrevista

“O papel do voluntariado extrapolou seus próprios conceitos”, defende gerente de Sustentabilidade do IBP

Redação TN Petróleo/Assessoria IBP
05/03/2021 20:35
Visualizações: 310

Quando o ciclo de 2020 da Trilha Empreendedora – o projeto de voluntariado do setor de óleo e gás – foi iniciado, em fevereiro daquele ano, com um evento de lançamento na sede do IBP, ninguém poderia imaginar que, um mês depois, todos seriam obrigados a se readaptar.

Mesmo assim, o projeto, realizado em parceria com a Junior Achivement, uma ONG de educação empreendedora para jovens, e a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) – se ajustou ao mundo virtual com números expressivos.

Confira a seguir a entrevista com Carlos Victal, gerente de Sustentabilidade do IBP, sobre as mudanças que a pandemia impôs ao voluntariado e a edição de 2021 da Trilha Empreendedora, que traz o lema “Inspirando as futuras gerações de profissionais da indústria de O&G”. O novo ciclo do programa será lançado para associados do Instituto, por meio de um webinar, nesta quinta-feira, dia 04 de março, das 14h às 15h. As inscrições podem ser feitas aqui.

O que motivou o lema deste ano?

A certeza de que este projeto está efetivamente motivando jovens alunos do ensino médio a trilhar uma carreira na indústria de petróleo e gás. Umas das alunas disse: “A representatividade das mulheres em áreas que são consideradas como trabalho de homem tem nos inspirado! Muito orgulho de cada uma”. O projeto em si não tem um módulo dedicado às atividades da indústria de petróleo e gás. São os voluntários das empresas que falam para os alunos sobre o universo de trabalhos que existem no setor, seja em uma plataforma, em uma refinaria, em uma base de distribuição ou no transporte dutoviários. Mas é essencial lembrar que o principal objetivo é o aluno concluir seus estudos e, assim, reduzir a evasão escolar no Brasil.

Em 2020, a Trilha Empreendedora formou mais de 4 mil alunos de 30 escolas públicas, em 10 municípios do Rio de Janeiro. Quais são as expectativas para o ciclo de 2021?

Em 2021, serão formados os alunos que ingressaram na Trilha Empreendedora em 2019. A cada ano, cerca de 4 mil alunos entram, enquanto outros 4 mil alunos se formam, mas o projeto é muito mais ambicioso: para o novo ciclo que se inicia em 2021, a proposta é ampliar o número de 24 de escolas no projeto para 80, em 19 municípios do Estado do Rio de Janeiro e, assim, alcançar o número recorde de 11 mil alunos formados em 2023, com a participação também recorde de 1.200 voluntários.

InstitucionalMuitas empresas têm programas específicos de voluntariado. Na sua opinião, qual é o impacto de um projeto setorial como esse?

A Trilha Empreendedora surgiu quando as empresas da Comissão de Responsabilidade Social do IBP entenderam que a participação conjunta em uma ação iria potencializar uma determinada iniciativa social, e o voluntariado, por ser uma prática agregadora de pessoas, despontou como a melhor alternativa naquele momento para, inclusive, unir todo o setor de petróleo e gás. Havia na comissão empresas com programas internos bem estruturados e desenvolvidos, que serviram de benchmark; outras com ideias e dúvidas operacionais e regulatórias, principalmente na área trabalhista; e aquelas que utilizaram a Trilha Empreendedora para desenvolver seu programa de voluntariado. Após o primeiro ano, algumas empresas passaram a investir em outras iniciativas de voluntariado de forma individual, mas também permaneceram no projeto compartilhado do IBP pela oportunidade de fazer a diferença em conjunto com empresas até mesmo concorrentes. O Projeto Setorial de Voluntariado de Petróleo e Gás é um marco na história dessa indústria e vem colecionando experiências de vidas fantásticas para alunos e voluntários.

Por conta da pandemia, o programa foi obrigado a se readaptar para o formato digital. Além do modelo, quais mudanças você acha que a pandemia trouxe para o movimento do voluntariado?

Muitas iniciativas sociais surgiram no início da pandemia, mas somente a Trilha Empreendedora continuou a cumprir seu papel social dia a dia e levar para aqueles alunos um pouco de autoestima, de alegria e de compartilhamento de solidariedade, por meio da educação. O papel do voluntariado extrapolou seus próprios conceitos e permitiu aos voluntários ampliarem seus horizontes da vida profissional e verem que podem doar muito mais para sociedade do que já fazem no cumprimento de suas atividades laborais.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13