Dutos

NTS encerra consulta para Chamada Pública Incremental

Redação TN Petróleo/Assessoria
10/06/2021 14:00
Visualizações: 713

A Nova Transportadora do Sudeste (NTS) encerrou em maio a fase de consulta pública para mapeamento da demanda por capacidade de transporte em sua malha. Ao todo, 19 empresas participaram do mapeamento de demanda. Nesta etapa, que deu início à primeira chamada pública incremental promovida pela transportadora, a NTS recebeu um total de 20 formulários, entre produtores, importadores, comercializadores, distribuidoras e consumidores industriais e térmicos de gás natural.

InstitucionalAs solicitações incluíram a construção de pontos de recebimento e de entrega, além de novos dutos. As indicações de capacidade de transporte aconteceram nos três estados que contam com a presença da NTS: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Por ser um processo confidencial, não é permitida a divulgação de informações sobre as empresas que participaram do mapeamento de demanda.

“A resposta do mercado à consulta pública foi extremamente positiva. Avaliando o mapeamento, poderemos entender melhor e, assim, atender da melhor maneira possível as necessidades dos carregadores, com expansões da malha e aumento de capacidade, reduzindo gargalos que possam surgir com a ampliação do atendimento a futuras demandas. O engajamento das empresas mostra que o mercado de gás está receptivo diante de novos cenários”, declarou o presidente da presidente da NTS, Wong Loon.

Próximos passos

Após esta etapa de consulta ao mercado, a NTS irá avaliar se as solicitações podem ser atendidas por sua atual malha ou se demandam ampliação da infraestrutura. Os próximos passos incluem a depuração dos formulários e execução de simulações termo-hidráulicas das capacidades solicitadas, que serão seguidos da elaboração de propostas de projeto de capacidade incremental.

Divulgação

Além desta ação, a NTS está elaborando outras duas chamadas públicas. A CP01 tem como objetivo ofertar a capacidade remanescente liberada pela Petrobras, atual carregador. Com conclusão prevista para dezembro deste ano, essa Chamada Pública representa um importante passo para a abertura do mercado, já movimentado pela recente aprovação pelo Congresso Nacional da Nova Lei do Gás. A CP01 será a primeira oportunidade para um novo carregador, além da Petrobras, contratar capacidade firme na malha da NTS.

Também em fase de elaboração, a CP02 tem como objetivo construir o GASIG, o gasoduto Itaboraí-Guapimirim, que desempenhará função estratégica no escoamento da futura produção de gás do pré-sal. Esta Chamada Pública dará oportunidade aos carregadores interessados em compartilhar a nova infraestrutura, de 11 quilômetros de extensão, que representa o primeiro novo duto de transporte construído em mais de uma década.

A abertura ao mercado das duas novas Chamadas Públicas da NTS poderá ser acompanhada pelo site da transportadora.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20