Energia elétrica

Modernização do setor elétrico mobilizou 2,5 mil pessoas no SNPTEE, em BH

Redação/Assessoria
14/11/2019 15:37
Modernização do setor elétrico mobilizou 2,5 mil pessoas no SNPTEE, em BH Imagem: Divulgação Visualizações: 352

Debater a modernização do setor elétrico no país, apresentar tendências e integrar produtores e transmissores da área de energia. Com esse objetivo, Belo Horizonte recebeu, entre os dias 10 e 13 de novembro, os maiores profissionais do ramo durante o XXV Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE).

O evento, promovido pelo CIGRE-Brasil e coordenado pela Companhia Energética do Estado de Minas Gerais (Cemig), é considerado o maior e mais importante seminário do setor elétrico brasileiro. Em quatro dias de debates, o SNPTEE reuniu, aproximadamente, 2,5 mil pessoas para analisar as tendências e os impactos das novas tecnologias na rotina de quem atua na área, além de promover a integração e estabelecer networking entre os profissionais.

Durante esse período, foram apresentados mais de 500 trabalhos técnicos e realizadas inúmeras discussões sobre a área, espalhadas pelos 16 grupos de estudo do seminário. A modernização do setor de energia elétrica foi a principal pauta debatida na ocasião.

Diante do cenário de rápida transformação do setor, o presidente do Conselho de Administração do CIGRE-Brasil, Josias Matos Araujo, destacou a necessidade de constante evolução dos profissionais da área. "Temos que repensar nossas empresas, nossos processos, nossa forma de trabalhar para seguirmos fortes nesse segmento tão importante para a sociedade", destacou.

Para o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, o SNPTEE é importante por reunir diversos atores em favor do desenvolvimento do setor elétrico. "Durante o SNPTEE, tivemos a oportunidade de conversar com os formuladores de políticas públicas, com as principais concessionárias de serviços públicos e seus fornecedores na área de energia elétrica. Nesse sentido, a presença do órgão regulador foi propícia para identificar as tendências tecnológicas e regulatórias da área, que estarão em evidência no Brasil", afirmou.

Publicidade

Destaques do SNPTEE

Nesta edição, o SNPTEE contou com o I Encontro de CEOs, que reuniu as principais lideranças do setor. Nesse evento inédito foram debatidos temas fundamentais à área de energia elétrica, como as tendências apontadas pela 4ª Revolução Industrial (a chamada Indústria 4.0) e seus impactos nos negócios das organizações.

De acordo com o superintendente de Planejamento e Operação de Geração e Transmissão da Cemig e coordenador-geral do 25º SNPTEE, Nelson Benício Marques Araújo (foto), o I Encontro de CEOs cumpriu sua missão. "Durante o encontro, as lideranças puderam traçar planos em conjunto e ter um panorama mais realista da área. Foram mais de 50 representantes de diversos segmentos, que tiveram um único objetivo: o desenvolvimento dos principais segmentos do ramo de energia elétrica no Brasil", afirmou.

O SNPTEE também deu espaço aos jovens e às mulheres por meio de dois encontros. Em relação aos iniciantes na área de energia, o II Fórum de Jovens buscou analisar os desafios da inserção de novos profissionais diante das transformações no setor elétrico. Por sua vez, o II Fórum de Mulheres voltou as atenções para a valorização das profissionais da área, que já ocupam 22% dos empregos em energia elétrica em todo o mundo, segundo dados da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena).

Nesta edição do Fórum de Mulheres, participaram a diretora da Aneel, Elisa Bastos Silva, a vice-presidência da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Solange David, a doutora em engenharia elétrica e professora associada da Universidade Federal do ABC (UFABC), Patrícia Teixeira Leite, e Adriana Martins, engenheira da Cemig.

Depois de retornar a Belo Horizonte após 30 anos, o seminário bianual segue sua jornada itinerante, com a próxima sede já confirmada. Em 2021, o XXVI SNPTEE será realizado na cidade do Rio de Janeiro, sob a coordenação de Furnas. Na ocasião, o evento, já tradicional no calendário do setor, comemorará 50 anos de história.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13