Comemoração

Macaé: Área de Manutenção e Serviços Offshore da Ocyan completa 20 anos

Redação TN Petróleo/Assessoria
03/07/2020 20:05
Visualizações: 762

A área de Manutenção e Serviços Offshore (MSO) da Ocyan, cuja base de operações e apoio logístico fica em Macaé (RJ), completa 20 anos de atuação. Atualmente, a unidade de negócio conta com cerca de 300 integrantes e uma base estratégica, a sete quilômetros do porto de Macaé e a 15 quilômetros do aeroporto da cidade, com capacidade para atender toda a Bacia de Campos e demais regiões.

“Nosso escopo é muito amplo e nossa proposta sempre foi oferecer serviços integrados a toda a cadeia de manutenção offshore. Planejamos as demandas e as paradas de produção dos nossos clientes e gerenciamos diversos serviços. É este portfólio que garante nossa longevidade no mercado”, destaca Vinicius Castilho (foto), diretor de contratos da área de Manutenção e Serviços Offshore da Ocyan. Ele lembra, inclusive, que a redução das operações na cadeia de petróleo e a antecipação do cronograma de hibernação de plataformas pela Petrobras, em função da queda de demanda da commodity no cenário da pandemia do novo Coronavírus e da baixa histórica no valor do barril, abre uma oportunidade potencial no setor para um dos serviços oferecidos pela Ocyan em seu portfólio, o de preservação de ativos.

“A estratégia para o próximo triênio é fortalecer nossas relações comerciais e conquistar novos contratos. É inovar e pensar diferente o mesmo negócio”, explica Castilho.

A área de MSO conta com um portfólio diverso de atividades, entre elas, o planejamento integrado de serviços; o planejamento e execução de paradas em unidades de produção e perfuração; soluções em reparos, manutenção, montagem de projetos (soldagem, caldeiraria, tubulação e elétrica/instrumentação); pintura industrial e de alta performance; engenharia de acesso e serviços especiais em acesso por corda; além de soluções de fabricação de estruturas e tubulações customizadas; serviços especiais de inspeção; serviços de preservação e de comissionamento.

A prestação de serviços da MSO se diferencia por oferecer uma equipe própria de engenharia com conhecimento técnico em todas as áreas do negócio de O&G para atender, sob demanda, necessidades em manutenção e serviços especializados para toda a indústria no Brasil.

A área de MSO da Ocyan é a primeira do setor a realizar a preservação de equipamentos e estruturas para o mercado offshore com o ativo em operação. O serviço foi implantado em 2018 inspirado no que já ocorre hoje no segmento petroquímico. Desde então, acumula mais de três mil equipamentos preservados, e vem reduzindo consideravelmente os custos operacionais de manutenção e melhorando o desempenho operacional dos equipamentos.

No início do ano passado, a Ocyan firmou um acordo com a empresa canadense Tube-Mac para oferecer uma nova tecnologia aos players do mercado de óleo e gás e petroquímico no Brasil. Esta tecnologia propicia a instalação e montagem de tubulações utilizando conexões sem solda, à frio, chamadas de Pyplok®, com baixo custo de instalação, menor hora/homem trabalhada, sistema livre de vazamentos, maior durabilidade, fácil instalação, não requerendo inspeções adicionais por Ensaios Não Destrutivos, utilizando tecnologia a frio de forma segura e confiável. Esta iniciativa está totalmente alinhada com a estratégia da Ocyan de trazer ao país soluções tecnológicas que podem ser aplicadas no setor e já são largamente utilizadas fora do Brasil, por meio de parcerias com empresas estrangeiras que ainda não atuam localmente.

Nosso negócio em Números

A unidade de negócios de Manutenção e Serviços Offshore da Ocyan acumula larga experiência que pode ser traduzida em números. Desde o ano de 2000 até o momento soma mais de 30 contratos performados, 1 milhão de horas de engenharia, mais de 120 paradas de produção e perfuração, mais de 10 mil toneladas de tubulações e estruturas montadas a bordo das instalações em alto mar, mais de 1 milhão de metros quadrados pintados e 14 milhões de metros de andaimes montados, além de contarmos com quase 80 milhões de homens hora trabalhados com o mais alto nível de segurança e qualidade do mercado. “Contamos com um recorde de cerca de 20 milhões de homens hora trabalhados sem acidente com afastamento”, afirma Castilho.

Sustentabilidade

Na Ocyan, a segurança é nosso maior valor. A atuação da unidade de negócio de manutenção e serviços offshore, assim, como toda a empresa em desenvolvimento sustentável implica ir além do dever de cumprir as leis e determinações que regulam as atividades. Para a empresa, significa compreender as tendências e prioridades da sociedade e atender às convenções e compromissos globais aplicáveis em cada local de atuação, além de também assegurar a adequada gestão dos Riscos Socioambientais referentes às operações.

“A segurança dos colaboradores é uma questão de suma importância para a empresa. Realizamos várias campanhas de conscientização com os integrantes, envolvendo todos os setores em que atuamos, além dos treinamentos variados e cumprimento dos nossos procedimentos. Como resultado de nosso compromisso,
Institucionalcompletamos o primeiro trimestre deste ano sem a ocorrência de nenhum acidente registrável com integrantes Onshore e Offshore”, conclui o executivo

Além disso, a unidade de manutenção e serviços offshore possui um robusto sistema de gestão que permite garantir aos Clientes Segurança, Qualidade e Produtividade. A área possui as certificações ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHASAS 18001:2007, além das associações com entidades internacionais, tais como: DROPS e IRATA.

A Ocyan registrou no ano passado a melhor taxa de segurança da história da empresa, com 0,58 de Taxa de Frequência de Incidentes Registráveis, que equivale a 0,58 incidentes para cada 1 milhão de homem-hora trabalhados.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13