GNV

Instalação de kit-GNV no primeiro trimestre de 2021 cresce 15% no país e 11% no Rio, diz Firjan

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
07/04/2021 18:26
Visualizações: 433

As instalações de kit-GNV no primeiro trimestre de 2021 cresceram 15% no Brasil e 11% no estado do Rio de Janeiro. O levantamento é da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) a pedido do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa). Só em março, dados preliminares indicam em todo o país uma alta de 19% em relação ao mesmo mês de 2019.

A procura pelo GNV cresceu ainda mais este ano devido ao custo do preço da gasolina. Somente este ano, o combustível teve seis reajustes, acumulando uma alta de 54% nas refinarias. Assim, o Gás Natural Veicular passou a ser alternativa para motoristas. Segundo a Firjan, no Brasil, para cada real gasto com GNV, o motorista roda duas vezes mais em comparação a gasolina e ao etanol. No estado do Rio, essa relação é de 2,5 vezes.

A federação destaca ainda que no Rio de Janeiro o combustível é mais procurado. O estado lidera com 75% do total de veículos que adotam o uso no país. Vice-presidente da Firjan e presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa), Celso Mattos afirma que o GNV é um caso de sucesso.

Institucional“O GNV no Rio é um caso de sucesso, porque não é somente a questão do desconto do IPVA, que o torna mais atrativo. Mas também tem a redução de níveis poluentes para a sociedade”, disse Mattos, citando os benefícios à saúde que a diminuição de poluição traz.

IPVA mais barato

Proprietários de carros movidos a GNV têm desconto no IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) em vários estados. No Rio de Janeiro, o pagamento não é dos 4% da alíquota convencional, mas de 1,5%.

Com o aumento da demanda, Celso Mattos também observa um crescimento na geração de empregos. “Quando há aumento na demanda das instalações, gera novos empregos e, consequentemente, mais receita e renda para o estado. Ou seja, é um ciclo virtuoso”, destaca.

O presidente do Sindirepa alerta que, além do preço, do desconto do imposto e da redução de poluição, o GNV não diminui a potência do veículo. “Na primeira geração, realmente isso acontecia, havia perda de potência. Porém, com as novas tecnologias, o kit de quinta geração já trouxe essa perda de potência a zero”, explicou.

Pandemia afeta produção de cilindros

A pandemia do novo coronavírus aumentou a demanda por cilindros de oxigênio nos hospitais, além de elevar o preço do aço, sujeito às variações cambiais. Essa combinação elevou o preço dos cilindros de gás, provocando a escassez e a produção dos fornecedores.

“Um fabricante nacional de cilindros detém 85% do mercado. Os outros 15% são atendidos por importados e fabricantes nacionais menores. Nos importadores, que possibilita o equilíbrio do mercado, o preço do frete alfandegário subiu três vezes desde dezembro último, dificultando a importação”, lamenta Mattos. Ele assegura que o crescimento do mercado de GNV poderia ser ainda maior, se não fossem os entraves atuais.

 

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13