Minas Gerais

Gasmig recebe Grupo de Trabalho de Energia

Redação
20/02/2020 13:44
Visualizações: 308

Um tema de grande importância, desde o início da industrialização e do desenvolvimento tecnológico é, de fato, o uso de fontes de energias para dar movimento a máquinas, transportes, comércio, entre outras atividades. Podendo ser elas renováveis ou não, são diversas as opções de fontes energéticas e, o gás natural, tem ganhado, cada vez mais, espaço no mercado.

Diante dessa alternativa de se obter energia, foi criada, em 1986, a Gasmig, uma estatal responsável pela distribuição do gás em Minas Gerais. A empresa, associada à Câmara, abriu as portas da Cidade do Gás, em Contagem (MG), para a segunda reunião do Grupo de Trabalho de Energia (GTE), que aconteceu na quarta-feira, dia 12 de fevereiro.

Na unidade operacional, os integrantes do grupo, liderados pelo secretário-geral da Câmara, Leonardo Freitas, foram recepcionados, no auditório, pelo diretor técnico comercial da Gasmig, Luiz Jorente. Em seguida, André Fernandes, gerente de atendimento técnico ao mercado urbano, apresentou institucionalmente a companhia, bem como sua atuação, expansão e indicadores econômicos.

Após a palestra, os convidados seguiram para uma visita guiada pelas instalações. A primeira parada do tour foi ao centro de controle, quando Eduardo Bessa, líder da equipe de monitoramento, detalhou o funcionamento e monitoramento da distribuição do gás para os clientes corporativos e residenciais em todo o estado.

Logo após, Welder Souza, coordenador do segmento de Gás Natural Veicular (GNV), mostrou à equipe o posto de GNV, esclarecendo como é o processo de abastecimento de veículos, transporte do combustível e eficiência tecnológica.

Divulgação

Finalizando a visita, ainda nas instalações, Luís Marotta, supervisor de desenvolvimento e gestão de equipamentos, expôs e esclareceu todo o sistema de redução de pressão que o gás precisa passar para ser entregue aos clientes empresariais e residenciais.

Após um coffee break, Carlos Morais, gestor de energia da Magneti Marelli, deu continuidade ao encontro com uma palestra em que abordou a World Class Manufacturing (WCM), uma metodologia de melhoria de processos operacionais, e a norma ISO 50.001, que visa a implementação de um sistema de gestão, auxiliando empresas a usar a energia de maneira mais eficiente.

Por fim, Filipi Randi, analista de manufatura da FCA Group, apresentou cases de cross projects, em que as diferentes fábricas do grupo pelo mundo se conectam e trocam conhecimentos, como uma rede colaborativa de incentivo à inovação.

Em outro momento, o secretário-geral, Leonardo Freitas, apresentou a agenda de reuniões do GTE em 2020, esclarecendo os temas futuros a serem tratados. E, encerrando a reunião, Valério Sales, gerente de comercialização de gás da Gasmig, agradeceu a presença de todos e ressaltou que a corporação está de portas abertas a visitas e parcerias.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19