Retomada

Gás natural contribuiu com a recuperação econômica catarinense em 2020

Redação TN Petróleo/Assessoria
15/01/2021 10:00
Gás natural contribuiu com a recuperação econômica catarinense em 2020 Imagem: Divulgação Visualizações: 1723

Conforme informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC), Santa Catarina encerrou 2020 com arrecadação positiva de 2,3%, mesmo no cenário de crise causado pela pandemia do novo coronavírus. Dados da SCGÁS mostram que o Gás Natural, que supre as indústrias, veículos, comércios e residências catarinenses, teve considerável participação nessa retomada econômica. O insumo registrou crescimento de 47% na média diária de vendas desde abril, resultado superior ao crescimento da média nacional.

Desde o início da pandemia a Companhia implementa medidas para auxiliar seus clientes, o que incentivou o consumo de gás natural durante a crise. Para o setor industrial, que teve que paralisar suas atividades em meados de abril, a distribuidora aplicou política comercial extraordinária e não cobrou as penalizações, juros e multas previstas no contrato com as indústrias devido à redução no consumo. Além disso, deu possibilidade de postergação e parcelamento no pagamento das faturas. Por isso, a inadimplência foi reduzida de 18% para menos de 3% no período mais crítico da crise, hoje, encontra-se abaixo de 1%.

InstitucionalPara o Gerente Comercial Industrial e Veicular, Rafael Barreto Nicolazzi, a política praticada pela SCGÁS contribuiu para que as indústrias pudessem “atravessar a crise mantendo suas atividades, até retomarem ao patamar normal de produção, e em alguns casos, até aumentar seu patamar de produção, como foi observado no segmento industrial ao longo do segundo semestre de 2020”.

Outro fator que auxiliou para a retomada no período foi a redução média de -13,5% na tarifa de gás natural em julho. No segmento veicular essa redução foi a mais expressiva, com queda de -14,2% na tarifa praticada aos postos.

Para auxiliar os motoristas que tiveram seus serviços afetados durante a crise, a SCGÁS realizou aproximação com as empresas, oficinas, postos e representantes dos sindicatos de GNV (Gás Natural Veicular) e, por meio de uma campanha, mostrou as vantagens e a competitividade do produto. O resultado foi o crescimento de 40% no consumo de GNV desde abril e o aumento de 2.366 veículos com kits GNV emplacados no Estado. Segundo dados do Denatran, até novembro, a frota de GNV no Estado era de mais de 109 mil veículos.

O presidente da Companhia, Willian Anderson Lehmkuhl explica que a empresa ofereceu as flexibilidades urgentes e necessárias que o mercado demandava. “As políticas adotadas pela SCGÁS ao longo do ano foram reconhecidas pelos clientes, contribuindo com as empresas catarinenses no pior momento da crise econômica, auxiliando no fluxo de caixa tão necessário para a manutenção das atividades e do emprego”.

Divulgação

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Mato Grosso
Setor elétrico de MT avança e prepara nova fase para ate...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
Parceria
Radix fecha parceria com Repsol Sinopec Brasil e PUCRS p...
20/05/26
GLP
Prime Energy amplia parceria com Supergasbras no Mercado...
19/05/26
Comunicação
Os bastidores da história da comunicação e da publicidad...
19/05/26
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
BOGE 2026
Impacto da geopolítica global no setor de petróleo loca...
19/05/26
Dia Internacional da Mulher
IBP celebra Dia Internacional da Mulher no Mar e reforça...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Etanol
Diretor da Fenasucro & Agrocana debate avanço da bioener...
19/05/26
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
Participação especial
Valores referentes à produção do primeiro trimestre de 2...
18/05/26
Apoio Offshore
Petrobras assina contrato de R$ 11 bilhões para construç...
18/05/26
Logística
Wilson Sons planeja expansão do Tecon Rio Grande para at...
18/05/26
Combustíveis
Etanol mantém baixa na semana, mas Paulínia esboça reaçã...
18/05/26
Fertilizantes
Fafen celebra retomada da produção de fertilizantes na Bahia
18/05/26
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.