Irã

Exportação de petróleo do Irã cresce em 2019 apesar de sanções, dizem fontes

Reuters, 19/02/2019
19/02/2019 16:52
Visualizações: 47

As exportações iranianas de petróleo ficaram acima do esperado em janeiro e estão pelo menos mantendo-se estáveis neste mês, segundo dados de petroleiros e fontes do setor, conforme alguns clientes aumentaram compras devido a isenções temporárias de sanções dos Estados Unidos.

Os embarques têm somado em média 1,25 milhão de barris por dia (bpd) em fevereiro, segundo dados do Refinitiv Eikon, e uma fonte de uma empresa que rastreia as exportações iranianas. Em janeiro, ficaram entre 1,1 milhão e 1,3 milhão de bpd, mais do que se pensava inicialmente.

Uma alta taxa de embarques iranianos poderia pesar sobre os preços do petróleo e trabalharia contra os cortes de oferta liderados pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). O Irã, membro do grupo, negociou uma isenção do pacto de corte de produção.

"Acreditamos que as pessoas estão se adiantando mais ante o prazo", disse a fonte da indústria que acompanha as exportações iranianas, referindo-se ao fim programado das isenções temporárias de sanções dos EUA, em maio.

O aumento das exportações da República Islâmica poderia estimular novos esforços dos EUA para reprimir seus fluxos. No entanto, isso acarretaria o risco de elevar os preços do petróleo, já que Washington também está tentando restringir as exportações de outro inimigo, a Venezuela.

Os embarques do Irã em fevereiro estão acima do 1,1 milhão de bpd de janeiro, segundo dados da Refinitiv. Já a fonte da indústria estimou as exportações de janeiro em 1,3 milhão de bpd, perto do nível de fevereiro.

Em qualquer caso, os dados estimados para janeiro são superiores às estimativas iniciais— alguns previam que as exportações ficariam abaixo de 1 milhão de bpd, um nível similar ao visto em dezembro.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19