Energia eólica

Europa tem a capacidade eólica inexplorada suficiente para atender à demanda global de energia

Eco Debate, 15/08/2019
15/08/2019 15:35
Visualizações: 316

A Europa tem capacidade para produzir mais de 100 vezes a quantidade de energia que produz atualmente por meio de parques eólicos em terra, revelaram novas análises da Universidade de Sussex e da Universidade de Aarhus.

Numa análise de todos os locais adequados para parques eólicos em terra, o novo estudo revela que a Europa tem potencial para fornecer energia suficiente para todo o mundo até 2050.

O estudo revela que, se toda a capacidade da Europa para parques eólicos em terra fosse concretizada, a capacidade nominal da placa de identificação seria de 52,5 TW -- equivalente a 1 MW para cada 16 cidadãos europeus.

O coautor Benjamin Sovacool , professor de Política Energética da Universidade de Sussex, disse: "O estudo não é um modelo para o desenvolvimento, mas um guia para os formuladores de políticas indicando o potencial de quanto mais pode ser feito e onde as principais oportunidades existem. Nosso estudo sugere que o horizonte é brilhante para o setor eólico onshore e que as aspirações europeias por uma rede de energia 100% renovável estão em nosso alcance coletivo tecnologicamente.

"Obviamente, não estamos dizendo que devemos instalar turbinas em todos os locais identificados, mas o estudo mostra o enorme potencial de energia eólica em toda a Europa, que precisa ser aproveitado para evitar uma catástrofe climática."

A análise espacial dos atlas eólicos baseados no Sistema de Informação Geográfica (SIG) permitiu que a equipa de investigação identificasse cerca de 46% do território da Europa, o que seria adequado para a instalação de parques eólicos em terra.

Os dados avançados de SIG nos níveis subnacionais forneceram uma visão muito mais detalhada e permitiram que a equipe considerasse uma gama muito maior de fatores excludentes, incluindo casas, estradas, áreas restritas devido a razões militares ou políticas, bem como terrenos não adequados para vento Geração de energia.

O maior detalhe dessa abordagem permitiu que a equipe de pesquisa identificasse mais de três vezes o potencial eólico terrestre na Europa do que os estudos anteriores.

Peter Enevoldsen, professor assistente do Centro de Tecnologias Energéticas da Universidade de Aarhus, disse: "Os críticos sem dúvida argumentarão que o fornecimento naturalmente intermitente de energia eólica torna a energia eólica terrestre inadequada para atender à demanda global.

"Mas, mesmo sem levar em conta a evolução da tecnologia de turbinas eólicas nas próximas décadas, a energia eólica onshore é a fonte madura mais barata de energia renovável, e utilizar as diferentes regiões eólicas na Europa é a chave para atender à demanda de 100% renovável e totalmente sistema de energia descarbonizado ".

O estudo estima que mais de 11 milhões de turbinas eólicas adicionais poderiam ser teoricamente instaladas em quase 5 milhões de quilômetros quadrados de terreno adequado, gerando 497 EJ de energia que atenderiam adequadamente a demanda global de energia esperada em 2050 de 430 EJ.

Os autores identificaram a Turquia, Rússia e Noruega como tendo o maior potencial para a futura densidade de energia eólica, embora grandes partes da Europa Ocidental também fossem consideradas maduras para outras fazendas em terra por causa de velocidades de vento favoráveis e áreas planas.

Mark Jacobson, professor de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Stanford, disse: "Uma das descobertas mais importantes deste estudo, além do fato de concluir que o potencial eólico terrestre europeu é maior do que o estimado anteriormente, é que facilita a a capacidade dos países de planejar seu desenvolvimento de recursos eólicos terrestres com mais eficiência, facilitando assim o caminho para que os compromissos desses países passem inteiramente para energia limpa e renovável para todos os fins. "

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13