Inovação

Equinor lança Bridge, programa de inovação aberta com foco em startups e pequenas e médias empresas

Redação TN Petróleo/Assessoria
21/07/2021 13:26
Equinor lança Bridge, programa de inovação aberta com foco em startups e pequenas e médias empresas Imagem: Divulgação Visualizações: 814

A Equinor lança hoje (21/07) o programa Bridge, primeira iniciativa de inovação aberta da empresa no país. A ideia é criar conexões com startups, pequenas e médias empresas na busca de soluções para desafios existentes no dia a dia das operações da companhia. As empresas interessadas em propor suas soluções poderão se inscrever até o dia 29 de agosto pelo site www.equinor.com.br/bridge. Ao final do programa, os selecionados poderão se transformar em fornecedores da companhia. O Bridge é uma parceria com a consultoria em inovação corporativa Innoscience.

"O Bridge tem um papel essencial no desenvolvimento do mercado fornecedor brasileiro. Ao oferecer a chance de pequenas empresas e startups fazerem negócios com uma multinacional de energia, como a Equinor, possibilitamos troca de aprendizado e, principalmente, apresentamos esses fornecedores ao mercado.", comenta Rafael Tristão (foto), diretor de Contratações e Suprimentos da Equinor Brasil. "Com isso, todos ganham: a Equinor, que poderá contar com fornecedores e parceiros com foco cada vez maior em inovação; as startups e pequenas e médias empresas, que são inseridas no mercado de grandes empresas; e a sociedade brasileira, já que o avanço do mercado local gera empregos, impostos e impulsiona a economia do país", complementa.

Além de testar soluções que possam ser implementadas em um curto espaço de tempo, gerando resultados rápidos e agregando valor às operações da Equinor no Brasil, o objetivo do Bridge é alavancar a cultura de inovação da empresa em conjunto com o mercado fornecedor local. Os desafios abertos vão desde a gestão de estoque e materiais à inspeção de equipamentos e drones.

Institucional"A inovação é essencial para as nossas operações, além de ser um pilar a partir do qual desenvolvemos nossas estratégias globalmente", afirma Raul Portella, VP de Operações e Tecnologia da Equinor Brasil. "Lançar um programa como o Bridge é, de fato, estabelecer uma ponte entre grandes companhias, como a Equinor, e startups e empresas com muito potencial em apresentar e desenvolver soluções técnicas para nossos negócios", ressalta Raul.

Como funciona o programa

Após as inscrições, as empresas e startups que tiverem soluções selecionadas na primeira fase deverão fazer uma apresentação de sua solução para as áreas de negócios da Equinor. Em um segundo momento, as startups selecionadas participarão de um período de imersão em cada um dos desafios junto à área responsável e, posteriormente, de uma etapa de trabalho por meio de um piloto mínimo viável em que as soluções serão testadas em um ambiente da empresa. No início de 2022, os resultados serão avaliados e a Equinor divulgará as startups e empresas selecionadas para eventual continuidade de relação com a empresa.

Um dos diferenciais do Bridge é a simplificação do processo de contratação. A inovação também foi incorporada neste processo, na medida em que etapas processuais internas foram simplificadas, tornando os trâmites de contratação mais ágeis e eficientes e reduzindo ainda mais essa barreira no relacionamento entre as startups e grandes empresas.

Conheça os desafios:

- Sistema para gestão de licenciamentos ambientais

- Inspeção por drones em áreas abertas

- Gestão automatizada do estoque de materiais

- Hub para gerenciamento de contratos padronizado

- Detector e medidor portátil de vazamento de vapor

- Gestão digital de transporte terrestre de pessoas

- Inspeção de equipamentos EX

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13