Transmissão

Energia elétrica: Grupo Equatorial inaugura duas linhas de transmissão no Pará

Redação TN Petróleo/Assessoria
13/01/2021 19:25
Visualizações: 655

Na manhã desta quarta-feira (13), o Grupo Equatorial Energia, por meio da Equatorial Transmissão, inaugurou duas linhas de transmissão no Pará, sendo uma para atender a Região Metropolitana de Belém e outra para o nordeste paraense. Os linhões reforçam com mais confiabilidade o fornecimento de energia das regiões. Para a RMB, é uma linha de transmissão de 500 kV, o que significa mais do que o dobro da capacidade de atendimento. Na região nordeste, a linha é de 230 kV, com capacidade 70% maior do que a já utilizada.

A obra foi entregue com 14 meses de antecedência ao prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. No total, 25 municípios devem receber energia com maior confiabilidade, um benefício para mais de 3,2 milhões de pessoas. A linha de 500 kV beneficia Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Izabel, distrito de Mosqueiro e Santa Bárbara. Na região nordeste do Pará, a linha de 230 kV atende Castanhal, São Francisco do Pará, Ourém, Bragança, Capanema, Salinópolis, Santa Luzia, Colares, Igarapé Açu, Paragominas, entre outros.

O presidente do Grupo Equatorial Energia, Augusto Miranda, fala sobre a preparação para a obra. "Estudos apontaram a crescente demanda de energia elétrica para essa região. Diante disso, nós participamos de um leilão em 2016 e conseguimos nos tornar responsáveis pela construção e operação das linhas. Na ocasião, muitas empresas declinaram de construir e operar por levar em conta a complexidade da região, mas nós embarcamos no desafio e estamos saindo dele com bastante êxito", comemora Augusto.

O governador do Estado, Helder Barbalho, esteve no evento de inauguração e reforçou sobre a importância da obra. "No início da nossa gestão, nós debatíamos o grande desafio da oferta de energia para o nosso Estado. E hoje, com a entrada dessas linhas, nós teremos essa oferta com segurança e tranquilidade, e com a contribuição para o desenvolvimento econômico do Pará, que deve ser referência quando se tratar de energia elétrica", afirma o governador.

Institucional

Números da obra

As duas linhas têm a extensão em cerca de 125 quilômetros e ainda são compostas por 283 torres metálicas, que dão suporte aos cabos condutores, e mais três subestações de energia: Subestação Marituba, que é a principal do empreendimento, Subestação Vila do Conde, que pertence a Eletronorte, mas ampliada pela Equatorial Transmissão e onde ocorre a interligação da linha de 500 kV. Ainda há a Subestação de Castanhal, pertencente a Transmissoras Brasileiras de Energia, onde Equatorial Transmissão construiu um espaço para receber a linha de 230 kV.

O empreendimento é fruto de um investimento na ordem de R$ 560 milhões e durante o tempo em que ficou em construção, cerca de três anos, gerou em torno de 2 mil empregos diretos.

Mais segurança

O presidente da Equatorial Transmissão, Joseph Zwecker, destaca a segurança que o sistema tem. "Além de trazerem maior confiabilidade ao sistema elétrico que supre o Pará, e melhorar a qualidade da energia elétrica que chegam às residências dos clientes da Equatorial Energia Pará, as novas linhas possuem maior segurança nas suas estruturas, pois nenhuma das torres de sustentação dos cabos está localizada no meio do rio. Dessa forma não há o risco de acidentes com embarcações", explica Zwecker.

O presidente da Equatorial Pará, Marcos Almeida, ressalta a importância dessa obra para o Estado. "Nós ficamos muitos honrados em poder receber uma obra desse porte, sobretudo porque vai atender uma região que não para de crescer e que necessita desse grande reforço de energia, para que a gente possa alavancar ainda mais o desenvolvimento, com energia de qualidade e com muito mais segurança", destaca o presidente.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13