Energia elétrica

Conta COVID: CCEE libera primeira parcela de auxílio ao caixa das distribuidoras

Redação/Assessoria CCEE
31/07/2020 19:45
Visualizações: 280

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE libera nesta sexta-feira (31) a primeira parcela da Conta COVID, operação de crédito que vai assegurar R$ 14,8 bilhões para auxílio às distribuidoras impactadas pela pandemia do novo coronavírus. Neste primeiro repasse, serão disponibilizados R$ 11,4 bilhões, o que corresponde a 77% do total a ser destinado às empresas. O objetivo da medida é injetar liquidez no caixa das companhias, que têm o papel de arrecadadoras de recursos para todo o setor elétrico.

"A Conta COVID é uma solução de mercado, estruturada em conjunto com o Governo Federal e as demais organizações setoriais para mitigar os efeitos da queda de consumo e do aumento da inadimplência durante o isolamento social. A iniciativa garante o equilíbrio financeiro e econômico das empresas, ao mesmo tempo em que reduz o impacto imediato nas tarifas que seria sentido pelo consumidor", diz Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da CCEE.

Os 33% restantes da operação serão liberados mensalmente conforme montantes a serem homologados a cada mês pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL. Para oferecer maior transparência ao processo, a Câmara de Comercialização disponibilizou em seu site uma página específica para reunir informações e documentos sobre a Conta COVID.

O empréstimo foi financiado por um pool de 16 instituições financeiras lideradas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, sendo o Bradesco o gestor da operação. A composição dos aportes é de 29% dos recursos oriundos de bancos públicos e de 71% de instituições privadas. O custo da operação será de CDI + 3,79%.

A Conta COVID

Por meio do Decreto 10.350/20, o Governo Federal estabeleceu a criação da chamada Conta COVID para receber os recursos de uma operação financeira que tem como objetivo mitigar os problemas de caixa vivenciados pelas empresas de distribuição em meio à pandemia do novo coronavírus. Os valores, que serão geridos pela CCEE, vão ajudar a compensar a queda de faturamento e antecipar receitas das distribuidoras, impactadas pela redução no consumo de energia durante o período.

Para o consumidor, a medida permite uma postergação e um parcelamento em até cinco anos de impactos tarifários que, caso contrário, seriam sentidos de maneira imediata. A solução tem como premissas tanto o equilíbrio financeiro do setor como os atributos da modicidade tarifária.

A regulamentação garante todas as proteções para a CCEE e seus agentes, conforme estabelecido na Portaria e na Resolução Normativa que criaram a Conta COVID. Além disso, os valores serão movimentados em contas específicas, ficando as distribuidoras impedidas de usar os recursos para as outras operações da Câmara, ou para os associados.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13