Energia elétrica

Consumo em dezembro cresce 2,2%

Redação/Assessoria CCEE
09/02/2018 14:35
Visualizações: 212

Segundo informações do boletim InfoMercado Mensal da CCEE, com dados finais de dezembro de 2017, o consumo de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional – SIN alcançou 63.279 MWmédios frente aos 61.946 MWmédios consumidos no ano anterior, elevação de 2,2%.

Na análise por ambiente, o consumo no mercado regulado (ACR) no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras (onde estão inseridos os consumidores residenciais), apresentou queda de 1,7%. Já no mercado livre (ACL), no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores (onde estão os consumidores de atividade industrial/comercial), há um aumento de 13% no consumo, índices influenciados diretamente pelo movimento de migração dos consumidores para o ACL.

Quando o efeito das migrações é expurgado da análise, os ramos da indústria monitorados pela CCEE, incluindo autoprodutores, consumidores livres e especiais, nota-se queda no consumo por setores como o de bebidas (-2%) e de comércio (-0,2%). Outros segmentos como o químico (-2,7%) e de minerais não-metálicos (-0,5%) também registraram diminuição no consumo no período.

Os maiores índices de consumo em dezembro, no mesmo cenário sem migração, foram os registrados nos setores de veículos (+11,5%), metalurgia e produtos de metal (+11,4%) e têxtil (+8%).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19