acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
publicidade
Artigo Exclusivo

Comunicar nunca foi tão estratégico para o ambiente offshore, por André Luiz Barros

18/05/2020 | 10h55
Comunicar nunca foi tão estratégico para o ambiente offshore, por André Luiz Barros
Divulgação Divulgação

A indústria de óleo e gás sempre teve desafios bem específicos inerentes ao seu próprio negócio quando o assunto é comunicação. Afinal, como manter uma comunicação interna rápida, direta e bilateral com seu público offshore considerando restrições ao uso de celular, banda limitada de internet e, escalas de pelo menos 14 dias divididas em grupos, por exemplo? A pandemia do novo Coronavírus exigiu investimentos e inovação de forma acelerada nas empresas, e, neste contexto, se comunicar com as pessoas nunca foi tão estratégico e essencial. A lógica é simples: em meio a uma enxurrada de fake news, apreensões e informações preventivas totalmente novas, comunicar virou vacina a bordo.

A sociedade nunca esperou tanto das empresas e este é, de fato, o momento em que a iniciativa privada precisa mandatoriamente ter consciência de sua contribuição para o mundo. Empresas que como a Ocyan, têm definido seu propósito, saíram na frente, basicamente por já terem claro não apenas o que é o seu negócio e como ele atua, mas também definido o porquê dele existir e seus impactos no dia a dia de todos. No setor de óleo e gás, principalmente enquanto atividade essencial, o propósito humaniza, aproxima e gera confiança.

Na Ocyan, Comunicação tem uma cadeira fixa no comitê de crise formado para lidar com o cenário adverso atual, além disso, conta com capítulo específico no Plano de Contingência. E tudo isso só se explica quando se tem claros o objetivo e a importância da informação oficial e correta para promoção da segurança e saúde. Ser uma fonte confiável de notícias com transparência e empatia, fortalecendo o papel da empresa como rede de apoio nesse momento, precisa ser o objetivo número um de qualquer líder.

Taticamente falando, é fundamental a estruturação de uma agenda de comunicação periódica que apresente como a empresa está protegendo e apoiando seus integrantes e stakeholders. É importante dar protagonismo aos porta-vozes médicos e especialistas de saúde neste momento e é imprescindível ocupar o espaço principalmente para compartilhar informação preventiva e pela promoção da qualidade de vida e bem-estar.

Na Ocyan, por exemplo, o programa de inovação Ocyan Waves Challenge, viabilizou um avanço importante para a comunicação, a plataforma Ocyan Comunica, lançada em abril. Desde o mês passado, contamos com o primeiro canal colaborativo disponível para 100% da empresa incluindo públicos on e offshore, que funciona 24h por dia no celular ou computador. Qual nosso maior ganho? Ampliamos nosso alcance, levamos informação correta em tempo real aos integrantes, estamos mais próximos e mais ágeis. Em outras palavras, empoderamos a comunicação como ferramenta estratégica de aproximação entre pessoas e combate ao vírus. Em tempos de isolamento social, estar presente e seguro, é o que todos buscam e precisam.

Sobre o autor: André Luiz Barros, Corporate Communication Manager at Ocyan



Autor: André Luiz Barros
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar