Santa Catarina

Com resultados expressivos e projeções para expansão SCGÁS chega à metade do período de concessão

Redação/Assessoria
17/07/2019 17:13
Visualizações: 463

Presente em 62 municípios catarinenses com mais de 1.150 quilômetros de gasodutos, a SCGÁS atinge em 2019 a metade dos seus 50 anos de concessão para o serviço de distribuição de gás natural em Santa Catarina. Ao longo dos primeiros 25 anos de atuação, a empresa investiu R$ 1,2 bilhão em infraestrutura e distribuiu mais de 10,2 bilhões de m/³ de gás natural ao mercado catarinense. O Estado é o segundo do país com o maior número de municípios atendidos e a distribuidora ocupa a segunda posição em número de consumidores industriais.

Atendendo apenas o mercado não térmico, a SCGÁS iniciou este ano com cerca de 13.500 clientes entre os mercados industrial, automotivo, comercial e residencial. Neste ano a empresa deve se aproximar da marca de 15.000 clientes. O segmento de maior consumo, com volume médio superior a 80% do total distribuído, é o das indústrias: são mais de 280 atendidas pela companhia e que representam cerca de 60% do PIB industrial do Estado.

O segmento automotivo é o segundo maior consumidor: representa por volta de 17% do volume de distribuição de gás natural no Estado. Santa Catarina tem a terceira maior frota do país com mais de 100 mil veículos rodando com GNV e, com o aumento das vendas do combustível e das conversões para Kit GNV registrado no último ano, até o final de 2019 a estimativa é que o número cresça para aproximadamente 105 mil usuários.

Após a crise econômica de 2014, os anos de 2017 e 2018 foram de forte reação. A maior média mensal de vendas da Companhia foi registrada no ano passado, com crescimento de 4,33% em relação ao melhor período histórico, que aconteceu em 2013. E o primeiro semestre de 2019 já supera em 3,44% o mesmo período de 2018.

Atualmente a SCGÁS já opera dentro das duas principais realidades apontadas como meta pelo Governo Federal, que busca a abertura do setor. Praticando desde 2015 a tarifa mais competitiva do país, neste ano chega a ultrapassar os 40% de vantagem tarifária frente a outros Estados da Federação nas principais faixas de consumo industriais.

Com um único contrato celebrado com a Petrobras em 1996, a companhia dialoga atualmente com diversos players do mercado por meio do processo de chamada pública coordenada realizado em conjunto com mais quatro Estados, visando acessar a oferta mais competitiva de suprimento para uma nova contratação a partir de março de 2020. Das 12 propostas recebidas, aprofunda a discussão de oportunidades junto a 10 ofertantes. No médio prazo a implantação de um terminal de gás natural liquefeito em um dos portos catarinenses também contribuirá para a competição e segurança energética do mercado catarinense, projetos que contam com o apoio técnico e institucional da empresa.

No que se refere a gestão, a SCGÁS apresenta índices de eficiência administrativa em custos que são modelo para o mercado nacional. A empresa é uma sociedade de economia mista e opera desde sua fundação por meio de parceria público/privada, registrando historicamente resultado operacional positivo sem acesso ao caixa público. Do seu capital social, a acionista Celesc, que tem participação do Governo Estadual, é minoritária e o modelo administrativo segue as diretrizes das empesas de ponta do setor privado.

Com forte presença na região litorânea, a empresa foca suas ações no aproveitamento de tecnologias consagradas e na programação de investimentos para atender novos mercados. Estão em curso três projetos de interiorização: o atendimento antecipado por meio de redes isoladas na cidade de Lages e a continuação do Projeto Serra Catarinense com a execução de duas etapas de implantação de rede estruturante nas cidades de Laurentino, Trombudo Central e Pouso Redondo.

As metas da SCGÁS para os próximos 25 anos, até o final da concessão em 2044, são as seguintes: atingir a marca de mais de 2.300 quilômetros de rede implantada, distribuir ao mercado não térmico um volume médio de pelo menos 3,3 milhões de m³/dia de gás natural e investir um total de R$ 2,3 bilhões com infraestrutura. Com isso, mais de 80% do PIB catarinense será atendido pela empresa ao longo dos próximos 25 anos de atuação.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19