PD&I

Ciência e inovação: Petrobras inaugura amanhã (18/07), o Fab Lab Recife

Redação/Agência Petrobras
17/07/2019 20:49
Visualizações: 359

A Petrobras segue firme no apoio ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia. A mais recente iniciativa é um projeto no Fab Lab Recife, em Pernambuco, para difusão do movimento maker no país - uma extensão da cultura do faça você mesmo. Com o incentivo da companhia, o primeiro laboratório de fabricação digital do Nordeste passa a oferecer, na nova sede inaugurada nesta quinta-feira (18/07), mais de 100 atividades de formação gratuitas, como oficinas e palestras, com objetivo de promover o conhecimento científico e estimular o espírito inovador.

Os fab labs são espaços abertos ao público com foco em design e inovação, que ajudam pessoas e instituições a materializarem suas ideias em soluções concretas por meio de cursos de capacitação, acesso a equipamentos e apoio técnico operacional. O conceito de experimentação como um dos caminhos para a aquisição de conhecimento nasceu no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, e se disseminou mundo afora: atualmente existem mais de 1.800 labs, sendo 82 deles no Brasil, contribuindo para formar comunidades criativas, empreendedoras e autônomas em todo o mundo.

Do colocar a mão na massa ao compartilhamento de experiências

As atividades patrocinadas pela Petrobras no Fab Lab Recife pretendem aproximar o público de tecnologias que estão transformando o mercado. Para isso, serão realizadas oficinas de fabricação digital, com uso de técnicas como impressão 3D ou corte a laser; de prototyping sprint (desenvolvimento rápido de protótipos de novos produtos); e encontros para prototipação de projetos. O projeto também trará os mais jovens para o universo maker com o Fab Kids, uma oficina que estimulará crianças e adolescentes a colocar a mão na massa desde cedo, com atividades educativas e recreativas orientadas para o desenvolvimento da inteligência, criatividade e imaginação.

 

O público também poderá participar de visitas guiadas, as Fab Rolês, para conhecer o espaço onde tudo acontece. Nas Fab Nights, será o momento para troca de experiências com outros makers. Tanto as oficinas quanto as visitas ou uso do espaço precisam ser previamente agendados pelo site da instituição, de acordo com a disponibilidade de vagas.

O conhecimento compartilhado no Fab Lab Recife irá ultrapassar as barreiras geográficas de Pernambuco. A partir das experiências obtidas no laboratório, serão gerados conteúdos relacionados à cultura maker para distribuição em uma plataforma online: o Canal Maker.

Reinvenção dos grandes centros urbanos

Uma série de bate-papos, os Fab Talks, outra atividade do Fab Labs Recife, irão estimular a discussão de temas do universo maker. O primeiro encontro terá como tema “as cidades” e o que deve ser feito para transformá-las em ambientes produtivos, globalmente conectados e autossustentáveis localmente. A conversa será conduzida por Claudio Marinho, que acumula uma série de credenciais: engenheiro especializado em planejamento urbano e economia do setor público, consultor em cenários e estratégias digitais, ex-secretário de Planejamento e de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, e um dos fundadores do parque tecnológico pernambucano Porto Digital.

O desafio de reinventar os grandes centros urbanos faz parte do compromisso firmado pelas mais de 28 cidades que compõem a rede mundial Fab City, incluindo São Paulo, Paris, Boston, Barcelona, Santiago e a mais nova integrante, Recife. O Fab Lab Recife está entre as instituições pernambucanas que entram nessa missão para construir um futuro mais sustentável, impulsionada pela estimativa de que 70% da população mundial viverá em centros urbanos até 2054.

Outros projetos de incentivo à ciência e inovação

O incentivo ao Fab Lab Recife está em sintonia com outros projetos apoiados pela Petrobras para promover a busca pelo conhecimento e desenvolvimento das pessoas, com destaque para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

Um deles é a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), patrocinada pela Petrobras há mais de uma década, que revelou neste ano dois jovens que inventaram soluções para aproveitamento de resíduos orgânicos premiadas internacionalmente.

Na edição 2019 da Rio2C, a Arena Petrobras Robocup promoveu partidas diárias de futebol entre robôs da Competição Brasileira de Robótica, um projeto patrocinado pela companhia para divulgar os avanços das pesquisas e a divulgação científica nas áreas de robótica e inteligência artificial de uma forma lúdica e atrativa para o grande público.

Além disso, desde 2006, a companhia apoia a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), considerada a maior feira para jovens cientistas da América do Sul, que reúne alunos de até 21 anos apresentarem projetos de pesquisa científica e tecnológica nas diversas áreas do conhecimento humano.

Serviço

Inauguração da nova sede com o Fab Talks “Cidades”, com Claudio Marinho

Quando: 18 de julho de 2019, das 16h às 19h

Local: Fab Lab Recife - Rua da Moeda, 129 - Recife, PE

Inscrições: gratuitas, pelo site https://www.fablabrecife.com/

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19