Evento

CEGÁS apresenta vantagens do gás natural no Seminário Agrosetores Ceará

Redação/Assessoria
05/12/2019 14:12
Visualizações: 254

O presidente da CEGÁS, Hugo Figueirêdo, fez palestra (04/12) sobre as vantagens do gás natural no agronegócio durante o 2º Seminário AGROSETORES Ceará.

Figueirêdo ressaltou que o gás natural desempenha papel relevante em diferentes etapas da cadeia produtiva do agronegócio. “Na etapa de produção, por exemplo, o gás natural é usado como energético em granjas e na fruticultura. E é utilizado também no processo de produção de empresas de ração, laticínios, fertilizantes e pescado. Além disso, pode ser o combustível dos usuários de serviço de transportes com automóveis leves e pesados”, disse Figueirêdo.

O presidente da CEGÁS definiu o gás natural como o “combustível do desenvolvimento do Ceará”, destacando a sua competitividade e capacidade de atrair investidores estruturantes das cadeias produtivas do Estado. “Além dos benefícios econômicos, o uso do gás natural proporciona ganhos ambientais e logísticos como instalações mais compactas, ausência de estoques, fornecimento contínuo, pagamento após o consumo, maior segurança e menor impacto ambiental”, disse.

Figueirêdo destacou também que o uso do Gás Natural Renovável (GNR) pela CEGÁS revelou-se como uma experiência competitiva e sustentável, com impactos positivos em toda a cadeia produtiva do gás natural. “Ampliamos a segurança de suprimento e competitividade no preço, pelo aumento no número de fornecedores de Gás Natural”, disse Figueirêdo.

Desde maio do ano passado, a CEGÁS tornou-se a primeira distribuidora do Brasil a injetar na sua rede de gasodutos o GNR. Obtido a partir da purificação do biogás gerado pela decomposição do lixo do aterro da Região Metropolitana de Fortaleza, o GNR já está sendo entregue a todos os clientes residenciais, comerciais, industriais e veiculares.

No dia 1 de outubro passado, a CEGÁS e a GNR Fortaleza assinaram contrato para ampliar a oferta de Gás Natural Renovável no Ceará (GNR) em 20%. Pelo contrato, a GNR Fortaleza se comprometeu a aumentar sua produção de GNR de 75 mil metros cúbicos para 90 mil metros cúbicos diários. Com isso, a participação de GNR no total de gás natural distribuído pela CEGÁS cresce dos cerca de 15% atuais para 17%.

Atualmente, a Ceará tem uma das maiores participações de GNR no volume de gás distribuído no mundo. Em países desenvolvidos como a França e o Japão, este índice é inferior a 5%. Na Suécia, o percentual é de 12%.

Segundo Figueirêdo, há outras oportunidades de aproveitamento de biogás no Ceará, com escalas e modelos de negócios distintos a serem explorados com segurança em algumas regiões metropolitanas do Estado, como Sobral, Cariri e Limoeiro do Norte.

O 2º Seminário AGROSETORES Ceará foi aberto às 10h com uma palestra sobre o Plano de Ações para o Desenvolvimento do Agronegócio Cearense, proferida por Francisco de Queiroz Maia Jr., Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho – SEDET do Ceará.

Durante os dois dias, o evento se propõe a apresentar um panorama do setor agropecuário cearense através das câmaras setoriais e temáticas voltadas para o agronegócio e estabelecidas na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE.

O Estado do Ceará iniciou sua experiência resgatando a ideia mais abrangente das câmaras como fóruns de debate, lugar de reivindicações do empresariado, formulação de políticas estratégicas para setores e temas específicos, com a instalação de câmaras setoriais funcionando como apoio às ações de desenvolvimento econômico do Estado.

Institucional

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19