Bacia de Santos

Campo de Búzios 5 terá FPSO da Modec contratado pela Petrobras

Redação/Assessoria
21/06/2019 18:05
Campo de Búzios 5 terá FPSO da Modec contratado pela Petrobras Imagem: Yuji Kozai, presidente e CEO global da MODEC Visualizações: 728

A MODEC anuncia que recebeu em 17 de junho de 2019 a Carta de Intenção (“LOI”) para construção, afretamento e operação de um FPSO para o campo de Búzios 5. O período firme do contrato é de 21 anos.

Este será o 5º FPSO implantado pela Petrobras no campo de Búzios, sendo a primeira unidade de produção afretada. Búzios é um dos campos offshore do Brasil que fazem parte do Contrato de Cessão Onerosa firmado em 2010. O campo de Búzios é 100% operado pela Petrobras, a cerca de 180 km da costa do Rio de Janeiro na região do “pré-sal” da Bacia de Santos, a uma lâmina d’água de aproximadamente 1.900metros.

Institucional

A MODEC será responsável pela engenharia, suprimentos, construção, afretamento e operação do FPSO. A SOFEC, subsidiária integral da MODEC, projetará e fornecerá o sistema de ancoragem para a unidade.

O FPSO será capaz de processar diariamente 150.000 barris de óleo bruto, 6 milhões de metros cúbicos de gás, 240.000 barris de injeção de água e terá capacidade mínima de armazenamento de 1.400.000 barris de óleo bruto. O primeiro óleo do projeto está previsto para 2022.

Este é o 15º FPSO / FSO que a MODEC fornecerá no Brasil, assim como o 8º FPSO da MODEC no “pré-sal”, após o FPSO Cidade de Angra dos Reis MV22, o FPSO Cidade de São Paulo MV23, o FPSO Cidade de Mangaratiba MV24, o FPSO Cidade de Itaguaí MV26, o FPSO Cidade de Caraguatatuba MV27, bem como as duas últimas unidades, o FPSO Carioca MV30 e o FPSO Guanabara MV31, atualmente em construção.

O FPSO de Búzios 5 será entregue com conteúdo local brasileiro, seguindo a experiência bem-sucedida de nossos outros projetos no país.

“Neste momento, estamos extremamente honrados pelo fato de a MODEC ter recebido o contrato para o primeiro FPSO afretado a ser implantado no campo de Búzios”, comentou Yuji Kozai (foto), presidente e CEO global da MODEC INC. “Este prêmio mais recente representa uma forte e contínua relação de confiança entre nosso cliente Petrobras e nós, fortalecendo nossa posição de liderança como prestadora de serviços de produção offshore de petróleo e gás no Brasil. Estamos comprometidos em realizar este grande projeto cooperando com nosso cliente para contribuir com o avanço do setor de energia no Brasil”.

Segundo o presidente & CEO da Modec Brasil, Takashi Nishino, esta é uma importante conquista para a empresa: “Este novo projeto reforça a relevância do Brasil para o Grupo MODEC e nos traz ainda mais motivação para continuarmos investindo na transformação da Modec do Brasil para o crescimento, incluindo novas estruturas físicas, treinamento de pessoal e iniciativas de digitalização aplicadas à operação das nossas unidades”.

 

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.