Importação

Brasil reduz importações de etanol no início de 2019, segundo a Datagro

Redação/Datagro
20/02/2019 17:51
Visualizações: 309

As importações de etanol pelo Brasil começaram 2019 em baixa. Considerando os meses de janeiro e fevereiro, as aquisições já somam 220.146 m³. O número representa uma queda de 27% em relação ao volume importado nos dois primeiros meses de 2018 (297.319m³), segundo dados levantados pela DATAGRO Consultoria.

Neste ano, a maior parte da carga importada chega pelo Porto de Itaqui (MA). De todo volume adquirido pelo Brasil neste ano, 86.686 m³ passaram pelo local, representando 37% do total. As movimentações pelo porto são facilitadas devido a uma menor de cobrança de ICMS para o escoamento de etanol.

Ainda segundo a DATAGRO, o recuo nas importações é reflexo da queda nos preços do biocombustível no mercado brasileiro, que por sua vez é puxada pela alta dos estoques na Região Centro-Sul.

A nível interno, os preços do etanol ao produtor, tanto anidro, quanto hidratado, apresentaram as maiores quedas desde outubro/18, movimento considerado atípico para este momento de entressafra no Centro-Sul. Esse cenário é resultado de estoques maiores nesta temporada. Em 15 de janeiro deste ano, os estoques de etanol hidratado na região estavam avaliados em 4,192 bilhões de litros, forte alta de 76,8% sobre o volume registrado em mesmo período do ano passado.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13