Desinvestimento

Aneel aprova revogação de outorga da TermoCamaçari; Petrobras negocia arrendamento com Unigel

Reuters, 17/03/2021
17/03/2021 09:30
Visualizações: 1204

A Petrobras informou nesta terça-feira que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a revogação da outorga da usina termelétrica TermoCamaçari, na Bahia, e que está negociando o arrendamento da unidade com a Proquigel Química, empresa integrante do Grupo Unigel.

A Reuters havia noticiado na véspera o início do processo da estatal junto à Aneel para desativação da termelétrica à gás e vapor, que passou a ser vista como inviável pela petroleira.

"A companhia já vinha buscando alternativas para a termelétrica, como a venda de participação da unidade no âmbito da aliança estratégica firmada com a Total S.A. em dezembro de 2016, mas que não foi concluída", disse a Petrobras em comunicado publicado nesta terça.

A empresa afirmou ainda que desde 2018 a TermoCamaçari não possui contrato fixo de comercialização de energia, apesar de "esforços na busca de contratos". A instalaçao conta com capacidade instalada de 120 megawatts.

Segundo a Petrobras, o arrendamento da usina está alinhado à estratégia da empresa no segmento de gás e energia, com foco na comercialização do gás próprio e em um portfólio termoelétrico para autoconsumo.

A Proquigel, com quem a Petrobras negocia o arrendamento da unidade, já arrendou as fábricas de fertilizantes nitrogenados da estatal nos Estados da Bahia e Sergipe. A Unigel, que controla a companhia, é a maior produtora nacional de sulfato de amônia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.