Energia elétrica

Aneel aprova reajuste médio de quase 5% para tarifas da Energia Sul Sudeste

Reuters, 07/07/2020
07/07/2020 18:37
Visualizações: 284

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou em reunião nesta terça-feira reajuste tarifário anual da distribuidora de eletricidade Energisa Sul Sudeste, da Energisa, que levará a um aumento médio de 4,87% na conta de luz dos consumidores da empresa.

O cálculo das novas tarifas, que entram em vigor em 12 de julho, já leva em consideração uma operação estruturada pelo governo para apoiar o caixa de distribuidoras de energia com empréstimos devido aos impactos do coronavírus sobre o mercado, a chamada "Conta-Covid".

O governo e a Aneel defendem que esses financiamentos, que somarão até 14,8 bilhões de reais, também ajudam a aliviar aumentos tarifários previstos para este ano, reduzindo impactos sobre os consumidores em momento em que muitos brasileiros têm sofrido perda de renda devido à pandemia.

A Aneel disse que o aumento nas tarifas da Energisa foi influenciado por custos de aquisição de energia e transmissão, mas ressaltou que o reajuste poderia ter sido maior sem os empréstimos às distribuidoras, que terão os custos repassados às tarifas num período de cinco anos.

"Cabe destacar ainda o efeito da Conta-Covid no amortecimento do reajuste. Sem a conta, o aumento seria de 10,47%, em média", disse a agência em nota.

Institucional

A Energisa Sul Sudeste atende 797 mil unidades consumidoras em 85 cidades de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Os empréstimos às distribuidoras de energia serão tomados por meio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), um órgão setorial, de forma a não impactar o balanço das empresas.

Em nota nesta terça-feira, a CCEE disse que aguarda a assinatura dos contratos para a operação e acrescentou ter expectativa de "iniciar repasses às distribuidoras até o final de julho".

O governo e a Aneel haviam autorizado as elétricas a captarem até cerca de 16 bilhões de reais junto à Conta-Covid. Ao final, as empresas que decidiram participar da transação tomarão um total de 14,8 bilhões de reais.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19