Brasil Offshore

Sísmica 4D, manutenção de pressão e injeção de água no aumento da produção de Marlim

Redação/Agência Petrobras
23/06/2017 13:12
Visualizações: 252

Priscila Moczydlower, da área de Engenharia de Reservatórios da Petrobras, apresentou os métodos implementados pela companhia no aumento do fator de recuperação de campos maduros offshore. Ela citou o uso de operações remotas e afirmou que é imprescindível que haja uma integração multidisciplinar para otimizar custos, discutir novas soluções e tornar viáveis alguns projetos. “O aumento do fator de recuperação não é uma tarefa exclusiva do profissional de reservatórios. Ela é uma tarefa do E&P como um todo, pois envolve todas as disciplinas, como poços, engenharia submarina, topside, elevação e escoamento”, disse.

As técnicas implementadas em Marlim, na Bacia de Campos, foram apresentadas como responsáveis pelos bons resultados obtidos no aumento do fator de recuperação no campo. Segundo ela, para reduzir o declínio natural de produção de Marlim, a companhia utilizou técnicas como Sísmica 4D, manutenção de pressão e injeção de água.

A engenheira também falou da aplicação da Sísmica 4D em outros campos, associando seus resultados a um software desenvolvido exclusivamente para a empresa, com o qual é possível mapear os pontos com maior potencial para perfuração de novos poços. “Tudo isso tem dado confiança à empresa para ir gradualmente aumentando o fator de recuperação de campos”, informou Priscila.

A conferência contou também com representantes das empresas Halliburton e Schlumberger. Os especialistas discutiram as necessidades e as soluções inovadoras de métodos para otimização do plano de explotação, aumento do fator de recuperação, bem como propostas para redução de custos e aumento da eficiência na perfuração, completação e restauração de poços, visando a estender a vida útil dos campos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19