Leilão da ANP

Sai hoje o pré-edital e a minuta de contrato da 4ª Rodada de Acomulações Maginais na BA, ES e RN

Redação/Assessoria ANP
29/09/2016 13:43
Sai hoje o pré-edital e a minuta de contrato da 4ª Rodada de Acomulações Maginais na BA, ES e RN Imagem: Divulgação Visualizações: 186

A ANP está divulgando hoje (29/9) o pré-edital e a e minuta de contrato de concessão da 4ª Rodada de Acumulações Marginais (AM4) para a Bacia do Espírito Santo, Bacia do Rocôncavo e Bacia Potiguar, que serão submetidos à consulta pública pelo período de 45 dias, terminando no dia 14 de novembro. A Audiência Pública está prevista para 21 de novembro. O pré-edital e a minuta de contrato estão disponíveis no endereço http://www.brasil-rounds.gov.br/

Das 13 áreas selecionadas após o processo de consulta de interesse realizado pela ANP este ano, 10 serão oferecidas: Garça Branca, Rio Doce, Rio Mariricu (Bacia do Espírito Santo), Iraúna, Noroeste do Morro Rosado, Urutau (Bacia Potiguar), Araçás Leste, Itaparica, Jacumirim e Vale do Quiricó (Bacia do Recôncavo). Por questões técnicas e após manifestação dos órgãos ambientais, as áreas de Riacho Alazão, Conceição da Barra e Fazenda Sori não serão ofertadas nesta licitação.

Para a 4ª Rodada de Acumulações Marginais, a ANP recebeu pareceres ambientais dos estados da Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Norte, bem como do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Todos os aprimoramentos incorporados na 13ª Rodada de Licitações – Acumulações Marginais (R13-AM) com o objetivo de aumentar a atratividade do certame foram mantidos na AM4. Eles contribuíram para o êxito da R13-AM e foram integralmente aprovados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que examinou a licitação e aprovou todos os seus estágios sem qualquer ressalva.

Em relação à cláusula vigésima da minuta do contrato de concessão, que trata do Conteúdo Local, foi mantida a redação do contrato anterior (R13-AM), em observância ao disposto no artigo 2º., X, da Lei 9478/97, que atribui ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE a formulação de sua política. Como a minuta do contrato será objeto de consulta e audiência públicas, poderá sofrer as alterações que o CNPE entender pertinentes.

A realização da 4ª Rodada de Licitações de Áreas com Acumulações Marginais pela ANP foi autorizada pela Resolução nº 04/2016 do CNPE, publicada no Diário Oficial da União em 5 de setembro de 2016.

As áreas com acumulações marginais foram selecionadas em bacias maduras, com os objetivos de ampliar o conhecimento das bacias sedimentares e oferecer oportunidades a pequenas e médias empresas, possibilitando a continuidade dessas atividades nas regiões onde exercem importante papel socioeconômico.

O pré-edital e a minuta de contrato estão em conformidade com a Resolução nº 01/2016 do Programa de Parcerias de Investimentos, publicada em 13 de setembro de 2016, inclusive no que se refere aos prazos mínimos disciplinados na norma e à disponibilização das diretrizes ambientais previamente ao certame.

Assim, como previsto e divulgado à sociedade pelo Comitê do Programa de Parceria de Investimentos, a versão final do edital do certame deverá ser publicada ainda no ano de 2016.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13