Evento no Rio

Rio sediará, em 2015, encontro anual da World Energy Cities Partnership (WECP)

O evento reunirá líderes das grandes cidades do mundo


19/09/2014 11:50
Visualizações: 87

 

O Rio de Janeiro vai sediar, em 2015, o encontro anual da World Energy Cities Partnership (WECP), organização internacional que reúne líderes das grandes cidades do mundo que têm suas economias baseadas na área de energia. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 18, pelo presidente do Rio Negócios, Marcelo Hadad, e o secretário-geral do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Milton Costa Filho, durante a Rio Oil & Gas 2014.

 

O objetivo da WECP é promover o intercâmbio, a troca de conhecimento e o desenvolvimento de parcerias e alianças estratégicas entre as cidades membros, na área de energia.

 

Atualmente, fazem parte da rede de colaboração da WECP 19 capitais da energia, dentre elas, Houston (EUA) – sede do secretariado da entidade –, Aberdeen (Escócia),, Calgary (Canadá), Dammam (Arábia Saudita), Stavanger (Noruega), Perth (Australia) e Doha (Catar).

 

"Faz todo sentido anunciar a realização de nosso próximo encontro anual na Rio Oil&Gas. Nossas reuniões estão programadas para coincidir com as principais feiras de petróleo e gás em todo o mundo. É o caso da OTC Brasil", afirma Christine Sagen Helgø, Prefeita de Stavanger e atual presidente da WECP.

 

"É a primeira vez que o evento será realizado na América Latina. Para o Rio, essa escolha mostra a importância que a cidade ganhou nos últimos anos", afirma o Prefeito Eduardo Paes, lembrando que o Rio preside, desde o início do ano, o C40 de Liderança Climática, fórum global que reúne hoje 60 prefeituras consolidando uma rede de megacidades que atuam promovendo o desenvolvimento urbano sustentável.

 

"Com a realização do encontro anual da WECP em outubro de 2015, o Rio terá ampliada sua visibilidade internacional em meio às comemorações e homenagens pelos 450 anos da cidade, e a poucos meses dos Jogos Olímpicos de 2016", afirma Marcelo Haddad, presidente da Rio Negócios, agência de atração, promoção e facilitação de investimentos.

 

"Os encontros da WECP são utilizados para ampliar a rede de contatos da entidade e assistir empresas com oportunidades de desenvolvimento ", explica.

 

"A realização do AGM da WECP no Rio tem como objetivo desenvolver negócios, promover network e possibilitar o acesso de empresas a cidades globais de O&G, tendo o Rio como marketplace", completa.

 

A Rio Negócios aproveita a presença dos líderes globais para realizar uma nova edição da Rio Conferences focada no setor de energia.

 

A ideia é promover o encontro de mais de 400 líderes globais, executivos, investidores e autoridades, em eventos de network, reuniões de negócios e conferências de alto nível, em uma programação paralela à OTC Brasil, que acontece de 27 a 29 de outubro, no Rio de Janeiro.

 

Milton Costa Filho vê uma enorme sinergia entre os encontros. "Vejo uma enorme sinergia entre os eventos, porque têm temas extremamente importantes para a cidade e para o mundo", disse. O secretário-geral do IBP lembrou ainda que o Rio de Janeiro está ganhando destaque na realização de conferências internacionais. A cidade é uma das candidatas a realizar o Congresso Mundial de Energia, que ocorrerá em 2019. As outras candidatas são Abu Dhabi, dos Emirados Árabes Unidos, e São Petersburgo, da Rússia. A escolha será feita em outubro, na Colômbia.

 

Os painéis da Rio Conferences 2015 cobrirão temas como Educação, Infraestrutura, Pesquisa e Desenvolvimento, Logística, Regulação, programas de incentivos e parcerias.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20