PD&I

Rio Grande do Norte terá parque tecnológico

Um cronograma do projeto será definido nas próximas semanas em parceria com o governo do estado. Gilberto Kassab participou do 27º Seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

Assessoria MCTIC/Redação
29/06/2016 14:21
Visualizações: 238

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, anunciou nesta segunda-feira (27) a elaboração de um projeto para a construção de um parque tecnológico no Rio Grande do Norte. Segundo ele, o MCTIC quer apoiar os investimentos em pesquisa e inovação no estado. O anúncio foi feito em Natal, onde Kassab participou do 27º Seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

"Nós estabelecemos com o governador [Robinson Faria] um cronograma para que possamos, nas próximas semanas, já ter em Brasília uma equipe do estado reunida conosco, a fim de que possamos instalar, aqui no Rio Grande do Norte, um importante parque tecnológico, que possa atender às vocações locais."

No evento, o ministro destacou dados de um estudo sobre indicadores de parques tecnológicos realizado pelo MCTIC em parceria com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) em 2013. As 80 unidades consultadas na ocasião tinham 939 empresas instaladas, sendo a maior parte nas regiões Sul (373), Nordeste (303) e Sudeste (230). O Centro-Oeste e o Norte, juntos, abrigavam 33 empresas.

"Aqui no Rio Grande do Norte há muito por fazer. É um dos estados do Nordeste ainda sem parque tecnológico e que, nos últimos anos, tem recebido poucos investimentos em pesquisa e inovação. A nossa disposição é reverter esse cenário. Vamos buscar instrumentos para isso na Finep [Financiadora de Estudos e Projetos], no BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] e em outros organismos de apoio", afirmou.

Kassab disse ainda que o MCTIC e governo estadual vão definir os setores econômicos que serão instalados no parque tecnológico. "Ele terá a particularidade de atender às vocações do estado, com pesquisa, por exemplo, de energia eólica, biocombustíveis, pedras preciosas e sais minerais. Enfim, a ideia é identificar possibilidades e criar núcleos vinculados a cada uma delas."

Atualmente, o Brasil possui 96 iniciativas de parques tecnológicos – 29 em operação, 27 em implantação e 40 em projeto. O MCTIC criou em 1998 e reformulou em 2005 o Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e aos Parques Tecnológicos (PNI), com objetivo de fomentar maior aproximação entre academia e indústria.

O Seminário Motores do Desenvolvimento é realizado desde 2008 pelo jornal Tribuna do Norte em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Federação do Comércio do RN (Fecomércio), a Federação das Indústrias do RN (Fiern) e o Ministério Público estadual.

A atual edição do evento tem como tema a "UFRN e os parques tecnológicos, inovação para o desenvolvimento".

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19