Meio Ambiente

Raízen é fornecedora oficial de certificados de energia renovável do 8º Fórum Mundial da Água

Redação/Assessoria
22/03/2018 11:32
Visualizações: 531

Uma das empresas de energia mais competitivas do mundo, a Raízen será a fornecedora oficial de certificados de energia renovável do 8º Fórum Mundial da Água. O evento acontece entre os dias 18 e 23 de março no Centro de Convenção Ulysses Guimarães, em Brasília, e deve utilizar 432 mil kWh de energia, que serão compensados em quantidade equivalente por meio de RECs (Certificados de Energia Renovável) gerados em uma de suas unidades produtoras de etanol, açúcar e bioeletricidade.

Além da geração de certificados para toda a energia elétrica utilizada durante os mais de 200 debates e sessões que acontecerão no Centro de Convenção, a Raízen ainda disponibilizará aos participantes do evento cinco totens de carregadores de energia para celulares.

“Energia renovável é a energia do futuro e para a Raízen potencializar seus negócios, garantindo perenidade e competitividade, significa integrar aspectos sociais e ambientais. A preocupação com o uso eficiente de insumos e recursos naturais é um pilar fundamental das nossas atividades.”, explica Marina Carlini, Gerente de Desenvolvimento Sustentável da Raízen. Marina ressalta ainda que a parceria com o 8º Fórum é um momento muito especial para a empresa: “estamos honrados em fazer parte deste evento mundial que tem um propósito tão importante de conservação da água, englobando todas as vertentes necessárias para promover e conscientizar a sociedade sobre o assunto. Essa parceria não apenas reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade como também demonstra a capacidade da Raízen em contribuir para uma matriz energética brasileira mais limpa e renovável.

O diretor executivo do 8º Fórum e governador do Conselho Mundial da Água Ricardo Andrade explica que o evento é uma oportunidade única de mostrar ao mundo o que o Brasil tem feito em relação ao tema. “O assunto central do evento, ‘Compartilhando Águas’, significa trocar experiências entre países, boas práticas e soluções adequadas. Pretendemos mostrar como nosso país faz gestão de recursos hídricos e como podemos fornecer alternativas capazes de garantir a segurança hídrica em outras regiões”, afirma.

A Raízen utiliza o bagaço, proveniente do processo de moagem da cana (biomassa) para produção de açúcar e etanol, como fonte renovável na geração de energia elétrica. O volume gerado, além de suprir a demanda por energia nas unidades produtivas da empresa, tornando a produção autossuficiente, ainda é capaz de abastecer uma cidade de 5 milhões de habitantes. A geração de energia a partir da biomassa representa uma importante alternativa para o setor energético do Brasil, pois complementa a produção hidrelétrica do país. Essa é uma solução mais limpa e renovável que ajudará o Brasil a enfrentar os desafios do futuro no setor energético, garantindo a rentabilidade e a sustentabilidade.

No Brasil, a geração de energia renovável é contabilizada e certificada por meio da emissão de RECs (Certificado de Energia Renovável), utilizando a plataforma do I-REC (International REC Standard), o que garante que os certificados emitidos no Brasil seguem os mesmos padrões de outras regiões do mundo. Para ser autorizada a emitir RECs, a empresa deve aderir ao Código I-REC e passar por uma auditoria realizada pelo emissor local e, então, ser incluída na plataforma.

Cada REC equivale a mil kWh de energia renovável gerada e a previsão de utilização de energia durante o evento é de 432 mil kWh. Com isso, a Raízen, como parceira, irá emitir e fornecer a mesma quantidade em RECs, referente à quantidade de energia limpa que gerou em sua unidade produtora. Dessa forma, todo o consumo realizado durante o 8º Fórum Mundial da Água será compensado com a geração de energia limpa que entrou diretamente na rede nacional de abastecimento.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13