Opep

Produção de petróleo da Opep tem pico de 2018 em julho

Reuters, 23/11/2018
23/11/2018 15:55
Visualizações: 171

A produção de petróleo da Opep subiu neste mês para o maior nível em 2018, com membros do grupo no Golfo bombeando mais após um acordo para aliviar cortes de oferta e com a adesão do Congo ao cartel, mostrou uma pesquisa da Reuters, embora problemas no Irã e na Líbia tenham limitado a alta.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) bombeou 32,64 milhões de barris por dia em julho, de acordo com a pesquisa, alta de 70 mil bpd ante o nível revisado de junho e o maior nível neste ano, com a adição do Congo.

A Opep e seus aliados concordaram no mês passado em aumentar a oferta após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exigir que produtores compensassem perdas causadas por novas sanções dos EUA contra o Irã.

As queixas de Trump vieram depois de os preços do petróleo tocarem neste ano 80 dólares o barril pela primeira vez desde 2014.

A adesão coletiva da Opep a suas metas de produção caiu para 111 por cento em julho, ante um nível revisado de 116 por cento em junho, segundo a pesquisa, o que mostra que o grupo ainda tem cortado a oferta além do previsto.

Após a decisão da Opep e aliados de aliviar os cortes, o Kuweit e os Emirados Árabes Unidos elevaram a produção em 80 mil bpd e 40 mil bpd em julho, respectivamente, enquanto a Arábia Saudita ampliou a produção em 50 mil bpd, com um maior uso de petróleo em refinarias e em usinas de energia, embora as exportações do reino tenham ficado perto do nível de junho.

A oferta da Nigéria, constantemente afetada por interrupções não programadas, subiu em 50 mil bpd. O Iraque também elevou a produção com mais exportações por seus terminais ao sul do país.

Entre os países que reduziram produção, a maior queda foi do Irã, com 100 mil bpd, à medidas que as exportações caíram devido ao temor de compradores com a retomada das sanções dos EUA.

A produção também caiu na Líbia e na Venezuela, enquanto a entrada do Congo na Opep em junho adicionou 320 mil bpd em produção e levou a oferta do cartel neste mês ao maior nível desde outubro de 2017, segundo as pesquisas da Reuters.

Excluído o Congo, segundo a pesquisa, a Opep produziu cerca de 460 mil bpd abaixo de sua meta implícita em julho.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19