Logística

Primeira plataforma que controla e mapeia todos os elos da cadeia logística chega ao mercado

Resultado da parceria entre as empresas Tecmar Transporte & Logística e Runtec, a solução Hodie entrega transparência, agilidade e eficiência de uma maneira inédita para o setor

Redação TN Petróleo/Assessoria
28/03/2024 16:12
Primeira plataforma que controla e mapeia todos os elos da cadeia logística chega ao mercado Imagem: Divulgação Visualizações: 139

setor logístico ainda enfrenta o desafio de uma comunicação eficiente e em tempo real, principalmente se tratando das informações das indústrias. Atualmente, cada empresa embarcadora cria sua própria aplicação de torre de controle para garantir o acompanhamento e efetividade das entregas, mas esse cenário gera diversas dificuldades frente à grande quantidade de transportadores. Agora, o mercado acaba de ganhar a primeira plataforma que integra todos os elos da cadeia logística - embarcador, cashing care, B2B e B2C -, aliando informação à segurança.

A torre de controle Hodie - que une pessoas, processos e sistemas - é resultado de uma parceria entre a Tecmar Transporte & Logística, do Grupo Log-In, e a Runtec, especializada em softwares e aplicativos para logística e Supply Chain. O projeto une o trabalho da Runtec com a Hodie, uma suíte modular desenvolvida para controlar processos logísticos para as indústrias — desde a colocação do pedido até a entrega ou devolução — a alta capilaridade da Tecmar, que opera de Norte a Sul do Brasil e movimenta diariamente cerca de 2,5 mil toneladas entre coleta e transferência.

Para garantir os resultados de controle e mapeamento de toda a cadeia logística, a nova tecnologia é atrelada ao CRM das indústrias embarcadoras para que haja a unificação das torres de controle — o que significa integrar também todos os dados das operações. Ou seja, passando por todas as informações desde a solicitação de coleta, tempo total de trânsito da mercadoria dentro da empresa, tempo de transferência e de distribuição, ocorrência, custos extras, logística reversa, agendamento, chegando até o pós-venda.

Essa inovação coloca a Tecmar à frente do mercado, que ainda não dispõe de nenhuma tecnologia desse nível, como ressalta Mauricio Alvarenga, Diretor Executivo da Tecmar. “Seremos o primeiro operador multimodal a estar dentro da plataforma de clientes do B2C, do B2B e do grande varejista, com uma comunicação em tempo real dentro do mesmo servidor”, diz.

Transformação do mercado

Com a Hodie, o que o mercado passa efetivamente a ter agora é uma plataforma que integra em um só lugar todas as cadeias de consumo, do embarcador, a produtora até o destinatário, com velocidade e segurança. É ter um operador logístico que trata as encomendas com o olhar e a responsabilidade da empresa embarcadora, indo muito além de garantir a eficiência das entregas, mas suportando a estratégia de mercado das indústrias, que demandam um alto nível de critério e detalhamento, segundo explica Alvarenga.

“Imagine você chegar ao mercado e não ter o produto que está habituado a comprar por falhas na operação logística ou, em um cenário ainda mais grave, instituições de saúde ficarem desabastecidas de insumos. Esse tipo de problema é de responsabilidade da indústria embarcadora, que, por isso, demanda um alto nível de informação sobre a sua mercadoria enquanto ela está sendo transportada. Afinal, no fim do dia, ela é a maior interessada em ter o seu produto na gôndola e evitar perdas de mercado”, comenta o executivo.

Já a Hodie, graças à capacidade de integração, elimina todos os gargalos de comunicação que podem ocorrer no processo entre API, WhatsApp e telefone, levando para o workflow todas as empresas de maneira unificada, do embarcador até o destinatário final.

De acordo com o CEO da Runtec, Maurício Fabri de Oliveira, a solução desenvolvida em conjunto com a Tecmar trará um nível de integração e visibilidade para toda a cadeia, atendendo às expectativas dos clientes embarcadores, em todas as regiões do Brasil, inclusive nas mais críticas, como a região Nordeste. “Vamos entregar transparência para toda a cadeia e, com isso, damos um salto tecnológico no setor, oferecendo excelência em nível de serviço”, reforça Oliveira.

A ferramenta da Runtec já estava presente no embarcador e no destinatário, com soluções de agendamento, e agora fecha a cadeia de suprimentos, incluindo a parte da transportadora, graças à parceria com a Tecmar. Para isso, a companhia utilizará o “gateway” — um produto Open Logistics da Runtec que intermedia toda a comunicação entre as partes e permite as APIs se conectarem. Uma das vantagens é o fato de se tratar de um projeto com a metodologia ágil, com entregas de aperfeiçoamento na plataforma que vão acontecer gradualmente, além de contar com uma equipe altamente capacitada para o seu desenvolvimento.

“Estamos investindo fortemente nessa ferramenta inovadora e a nossa expectativa é entregar agilidade, eficiência e segurança nas entregas, de uma maneira inédita para o mercado”, finaliza Alvarenga.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20