Preços

Petróleo opera em baixa, após relatório da AIE

Dow Jones Newswires, 11/08/2017
11/08/2017 12:36
Visualizações: 302

Os contratos futuros de petróleo operam em baixa nesta sexta-feira, após a Agência Internacional de Energia (AIE) divulgar relatório sobre o mercado da commodity. A AIE informou que a oferta global aumentou pelo terceiro mês seguido em julho, com a maior produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Por outro lado, a agência também elevou sua projeção para o aumento da demanda global.

Às 7h59 (de Brasília), o petróleo WTI para setembro caía 0,68%, a US$ 48,26 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), e o Brent para outubro recuava 0,54%, a US$ 51,62 o barril, na ICE.

Em seu relatório mensal divulgado mais cedo, a AIE afirmou que revisões dos números de 2015 mostravam um corte em sua estimativa para a demanda global por petróleo de 330 mil barris por dia para o período entre 2015 e 2018. Por outro lado, também apontou que o crescimento na demanda em 2017 estava superando suas expectativas.

"As principais mudanças são as revisões históricas na demanda passada de fora dos países da OCDE, o que torna o mercado de petróleo menos apertado do que o antes projetado pela AIE, embora o aumento na demanda no segundo trimestre tenha sido bem forte", afirmou Giovanni Staunovo, analista de commodities do UBS Group.

Também influía o relatório da quinta-feira da Opep, segundo o qual a produção do cartel aumentou 0,5% em junho, para 32,9 milhões de barris por dia. O avanço foi causado sobretudo por Líbia e Nigéria, dois países excluídos do esforço para cortar a oferta da Opep e também de países de fora do grupo, como a Rússia.

A AIE disse que os estoques dos membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) recuou cerca de 200 mil barris por dia no segundo trimestre, mas seguiu 219 milhões de barris acima da média dos últimos cinco anos. Também apontou que o nível de cumprimento dos cortes no âmbito do acordo da Opep recuou para 75%.

"Se considerarmos que esse número de produção de julho da Opep será mantido ao longo do ano, isso significa que não haverá reequilíbrio no segundo semestre do ano - os estoques globais na verdade aumentariam 40 mil barris por dia", afirmou Tamas Varga, analista da corretora PVM.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19