Preços

Petróleo fecha em alta à espera de dados dos EUA e com relatos sobre o Congo entrar para Opep

Dow Jones Newswires, 18/01/2018
18/01/2018 11:51
Visualizações: 228

À espera de dados sobre o volume estocado de petróleo nos Estados Unidos, os contratos futuros da commodity fecharam em leve alta nesta quarta-feira, 17, após relatos envolvendo uma possível candidatura do Congo à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para fevereiro fechou em alta de 0,37%, a US$ 63,97 por barril. Já na Intercontinental Exchange (ICE), o barril do Brent para março avançou 0,33%, a US$ 69,38.

Após operarem durante boa parte do dia em baixa, os preços do petróleo passaram a subir, apoiados por relatos de que a República do Congo pretende se candidatar como membro da Opep. O cartel, aliás, divulga relatório mensal de energia na manhã desta quinta-feira.

Os investidores também aguardam o relatório semanal de estoques do Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) dos EUA. Nas últimas semanas, o documento mostrou sucessivas quedas no volume estocado de petróleo em solo americano. Para esta semana, a S&P Global Platts espera que o DoE informe um declínio de 425 mil barris nos estoques da commodity, o que marcaria a nona baixa consecutiva.

Os preços do petróleo subiram mais de 3% neste ano, perto dos maiores níveis desde 2014, devido à turbulência geopolítica nas principais regiões produtoras e devido aos esforços da Opep e de outros produtores fora do cartel para reduzir a produção. A Opep e seus aliados concordaram, em novembro, em estender os cortes na oferta de petróleo até o fim deste ano, com uma revisão do acordo em junho.

"Você ainda tem a ação dos especuladores, que visam preços ainda mais altos, mas há a resistência de alguns produtores", disse o diretor-gerente da empresa suíça Petromatrix, Olivier Jakob.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13