Comércio Internacional

Petróleo e contêineres: segmentos em expansão no transporte marítimo mundial

Clarksons SIN
02/10/2015 14:11
Petróleo e contêineres: segmentos em expansão no transporte marítimo mundial Imagem: Divulgação Visualizações: 322

 

Estudo de autoria da analista Dhanvi Bosamia, para a Clarksons SIN, apresenta a mudança ocorrida nos principais segmentos do transporte marítimo mundial. Na década passada a expansão do transporte marítimo mundial era liderada pelos segmentos de granéis (grãos e minérios) e contêineres. A partir deste ano de 2015 essa tendência apresentou mudança, refletindo redução da economia global. O transporte marítimo de petróleo e derivados surge como o principal segmento com potencial de expansão. O segmento de transporte marítimo de contêineres ainda se mantém em segundo lugar considerando a perspectiva de expansão.
Redução no segmento graneleiro
O segmento de transporte marítimo de granéis, que chegou a representar expansão de 61% no período 2005-2014, projeta uma redução de 11%, em 2015. Este segmento foi impulsionado pela demanda da China, especialmente minério de ferro e carvão, que até agosto de 2015 apresentaram uma redução de 31%, em relação ao mesmo período de 2014.
Contêineres
O transporte de contêineres deve apresentar expansão de 30%, em 2015. No período 2005-2014 esse segmento representou 22% do total do transporte marítimo mundial. Apesar da redução nos fluxos de transporte em direção a Europa, ocorreu acentuado aumento nos fluxos intra-Asiáticos.
Petróleo e derivados
O transporte marítimo de petróleo e derivados que apresentou taxas de expansão de 1% ao ano, no período 2005-2014, em 2015 sinaliza uma expansão de 4%. Refletindo as importações de petróleo bruto da China, aproveitando os baixos preços do barril.
A Europa também ampliou a importação de petróleo, em reflexo a melhores margens de lucro do processo de refino, com os preços reduzidos do barril, sinalizando uma expansão nas importações e do transporte marítimo de 8% em 2015.
Reflexos da economia
A economia mundial apresenta impactos visíveis no transporte marítimo mundial, com uma expansão mais equilibrada e mais lenta dos principais segmentos, demonstrando um novo cenário de tendências que vai influenciar decisões de operadores de frotas de navios.

Estudo de autoria da analista Dhanvi Bosamia, para a Clarksons SIN, apresenta a mudança ocorrida nos principais segmentos do transporte marítimo mundial. Na década passada a expansão do transporte marítimo mundial era liderada pelos segmentos de granéis (grãos e minérios) e contêineres. A partir deste ano de 2015 essa tendência apresentou mudança, refletindo redução da economia global. O transporte marítimo de petróleo e derivados surge como o principal segmento com potencial de expansão. O segmento de transporte marítimo de contêineres ainda se mantém em segundo lugar considerando a perspectiva de expansão.

Redução no segmento graneleiro
O segmento de transporte marítimo de granéis, que chegou a representar expansão de 61% no período 2005-2014, projeta uma redução de 11%, em 2015. Este segmento foi impulsionado pela demanda da China, especialmente minério de ferro e carvão, que até agosto de 2015 apresentaram uma redução de 31%, em relação ao mesmo período de 2014.

Contêineres
O transporte de contêineres deve apresentar expansão de 30%, em 2015. No período 2005-2014 esse segmento representou 22% do total do transporte marítimo mundial. Apesar da redução nos fluxos de transporte em direção a Europa, ocorreu acentuado aumento nos fluxos intra-Asiáticos.

Petróleo e derivados
O transporte marítimo de petróleo e derivados que apresentou taxas de expansão de 1% ao ano, no período 2005-2014, em 2015 sinaliza uma expansão de 4%. Refletindo as importações de petróleo bruto da China, aproveitando os baixos preços do barril. A Europa também ampliou a importação de petróleo, em reflexo a melhores margens de lucro do processo de refino, com os preços reduzidos do barril, sinalizando uma expansão nas importações e do transporte marítimo de 8% em 2015.

Reflexos da economia
A economia mundial apresenta impactos visíveis no transporte marítimo mundial, com uma expansão mais equilibrada e mais lenta dos principais segmentos, demonstrando um novo cenário de tendências que vai influenciar decisões de operadores de frotas de navios.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13