Rio Oil & Gas 2014

Petrobras diz depender de parcerias para atingir metas

Avaliação sobre a indústria da cadeia de óleo e gás.

Valor Econômico
19/09/2014 12:57
Visualizações: 45

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, destacou ontem a importância da evolução da indústria fornecedora da cadeia de óleo e gás do país para o cumprimento da meta de produção da companhia, que prevê atingir os 4,2 milhões de barris diários de petróleo em 2020.

A executiva também reforçou que a empresa depende das petroleiras parcerias para desenvolver suas reservas, que segundo ela, totalizam 40,4 bilhões de barris em volumes provados potencialmente recuperáveis. “Nosso progresso está intimamente ligado ao desempenho da indústria do Brasil, dentro da política de conteúdo local”, afirmou Graça Foster, em seu discurso no encerramento da Rio Oil & Gas, evento petrolífero que aconteceu esta semana no Rio de Janeiro.

“A Petrobras precisa dos parceiros. A Petrobras não se enxerga trabalhando isoladamente”, completou a executiva. De acordo com Graça, as petroleiras parceiras da companhia devem investir aproximadamente US$ 45 bilhões, em projetos em conjunto com a estatal, entre 2014 e 2018.

Com relação aos estaleiros, a executiva mencionou que o tempo médio de construção de plataformas flutuantes de produção e armazenamento de óleo e gás (FPSO, na sigla em inglês), no Brasil, caiu de 60 meses, entre 2005 e 2006, para 42 meses nos últimos anos.

De acordo com Graça, o prazo médio de construção de FPSOs no Brasil está próximo da média de referência mundial, de 39 meses. Esse dado, segundo a executiva, mostra que é possível “fazer muita coisa” no país.

Graça adiantou que a produção de petróleo da companhia em setembro “está indo bastante bem” e afirmou, ainda, que a curva de produção estipulada pela companhia “tem reais probabilidades de se materializar’.

Para este ano, a empresa traçou como meta um crescimento de 7,5% na produção.

A companhia, segundo Graça, vai iniciar, na segunda-feira, a perfuração do próximo poço exploratório do campo de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13