Rio Welding 2014

Pesquisas na área de soldagem buscam aumento da competitividade industrial

Redação/ Assessoria
27/08/2014 18:21
Pesquisas na área de soldagem buscam aumento da competitividade industrial Imagem: Fabiano Veneza / Firjan Visualizações: 143

Os esforços para aumentar a competitividade da indústria e a busca por uma maior qualidade dos trabalhos no setor de soldagem foram os temas da cerimônia de abertura do Rio Welding 2014, que aconteceu na quarta-feira, dia 27 de agosto, na sede do Sistema Firjan.

O evento, promovido pelo Centro de Tecnologia Senai Solda, pela Petrobras e pela Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem (FBTS) reuniu cerca de 200 pessoas, especialistas e estudantes da área, em seu primeiro dia de seminários.

O diretor de Inovação do Sistema Firjan, Bruno Gomes, ressaltou a importância de um evento que reúna os melhores especialistas da área para que haja a troca de conhecimento em busca da inovação. “Por meio das pesquisas, temos que buscar aumentar a produtividade, que é, hoje em dia, um dos gargalos que mais impacta a competitividade. Assim, a expectativa é de que aqui no Rio Welding nós tenhamos discussões sérias e uma enorme troca de conhecimento para favorecer o aumento da competitividade no país”, disse Bruno Gomes.

O presidente da Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem (FBTS), José Paulo Silveira, destacou a cooperação entre pesquisadores e empresas na busca por soluções tecnológicas. “A tecnologia que desenvolvemos existe com o objetivo de gerar valor para as indústrias. Nossos estudos visam à resolução de problemas que existem nos estaleiros, nos canteiros de obras e em todo lugar onde haja trabalho de soldagem. Pesquisamos e evoluímos para reduzir custos e aumentar a competitividade do país”, explicou.

Ressaltando os novos desafios pelo qual passam a indústria de petróleo, o gerente de engenharia da Petrobras, Byron Gonçalves Filho, falou sobre a importância da pesquisa no setor. “O Rio Welding nos traz a oportunidade de cooperação entre indústria e universidade, com certeza, trará resultado para todos”.

O Rio Welding acontece entre os dias 27 e 29 de agosto e conta com apresentações de estudos e trabalhos técnicos da área de soldagem, feitos por especialistas do Brasil e do exterior.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20