Prêmio

Pelo terceiro ano consecutivo o CTC/PUC-Rio ganha o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2016

Equipe do CPTI/PUC, campeã em 2015, ganha novamente na categoria mais disputada

Redação/Assessoria PUC-Rio
29/07/2016 13:17
Visualizações: 329

Motivado pela falta de uma ferramenta que fosse capaz de ajudar na inspeção de dutos submarinos de produção de petróleo e gás em águas profundas, o Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) desenvolveu, em parceria com a Petrobras, o projeto “PIG Palito para Inspeção de Dutos Submarinos Multisize”. Na categoria “Inovação tecnológica desenvolvida no Brasil por instituição de ciência e tecnologia (ICT) nacional em colaboração com empresa petrolífera”, o projeto foi o grande vencedor do Prêmio ANP 2016, entregue no dia 28 de julho, no Rio de Janeiro, e confere à PUC-Rio o título de tricampeã na categoria.

 

“Os dutos em águas profundas, em especial os do pré-sal, apresentam configurações construtivas que requerem pigs especiais, dada a existência de grandes variações de diâmetro, grandes espessuras em diâmetros pequenos, altas pressões, grandes ranges de temperatura, longos percursos e gás como fluido principal. Daí o grande valor desse estudo para o segmento”, explica Jean Pierre von der Weid, do CPTI (Centro de Pesquisa em Tecnologia de Inspeção da PUC-Rio) e líder do projeto vencedor, que estava confiante desde o momento da inscrição. Segundo Jean Pierre, a vitória é fruto da inovação ao oferecer uma solução inédita no Brasil e no mundo, já que, até então, estes dutos não podiam ser inspecionados.

A premiação é reconhecida como um título de excelência ao incentivar o trabalho de instituições de pesquisa e empresas que desenvolvem soluções inovadoras para a indústria brasileira, reconhecidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Os projetos participantes foram beneficiados pela cláusula de pesquisa e desenvolvimento que consta nos contratos de concessão para exploração e produção de petróleo e gás natural no país. Nos dois últimos anos, a Universidade também foi vencedora com os projetos “Sistema MODA (Sistema de Monitoramento Óptico Direto no Arame)” e “Sistema autônomo de limpeza e inspeção de risers (AURI)”; este último, desenvolvido pela mesma equipe vencedora desse ano.

 

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13