Compliance

Odebrecht Óleo e Gás investe R$ 3,6 milhões em compliance, e reformula o seu Canal de Denúncias

Medida visa aumentar a credibilidade no combate a atitudes irregulares e disseminar boas práticas adotadas no mercado

Redação/Assessoria
25/04/2017 21:39
Visualizações: 467

Menos de seis meses após a chegada da nova liderança da área de compliance, a Odebrecht Óleo & Gás (OOG) inaugurou um canal exclusivo e confidencial de comunicação com seus colaboradores e com o público externo para recebimento de denúncias de atitudes que não condizem com normas internas de conduta e leis vigentes. A intensificação da transformação começou em outubro do ano passado, com a chegada à empresa de Nir Lander, Chief Compliane Officer (CCO), israelense com mais de 15 anos de experiência nesse departamento e com sólido conhecimento em auditoria interna, combate à fraude corporativa e conformidade. Lander teve como primeiro passo a implantação do Sistema de Conformidade com a adoção de melhores práticas do mercado com o intuito de alcançar o reconhecimento do mercado em um futuro próximo.

Composto por oito profissionais, o setor de compliance da Odebrecht Óleo & Gás investirá, até o fim deste ano, R$ 3,6 milhões para implantar o programa de integridade, um conjunto de medidas elaboradas com objetivo de orientar, prevenir, detectar e interromper irregularidades, fraudes e corrupção, baseadas numa avaliação de riscos do negócio. O valor do investimento é o dobro do total aplicado em 2016. A robusta equipe de profissionais que atua em compliance é duas vezes maior do que o recomendado pelo mercado, quando há, normalmente, um profissional para cada 1 mil colaboradores. A equipe conta ainda com um reforço de multiplicadores e embaixadores de conformidade nas demais áreas, garantindo assim, a efetiva disseminação para os 4 mil integrantes da organização.

“O novo canal de denúncias da Odebrecht Óleo e Gás (OOG) é operado por uma empresa terceirizada, independente e especializada, garantindo o sigilo e a não retaliação ao denunciante. Após uma breve análise pelo parceiro externo, a denúncia é encaminhada diretamente para a área de Conformidade, que apura os fatos relatados com responsabilidade, técnica e isenção, uma vez que nossa área reporta diretamente ao Conselho de Administração. Esta ação torna o processo 100% seguro, eficaz e sigiloso. Nenhuma denúncia ficará sem apuração ou sem retorno, já que o canal disponibiliza um número de protocolo para acompanhamento”, afirma Nir Lander, responsável pela área de compliance da Odebrecht Óleo e Gás.

O novo canal torna o processo mais robusto e adequado aos padrões mais elevados de governança e conformidade. A ferramenta está disponível via internet tanto para o público interno quanto externo, 24 horas por dia, e em dois idiomas – português e inglês. De casa ou de qualquer lugar do mundo é possível fazer uma denúncia identificada ou anônima, por meio do site www.linhadeeticaoog.com.br ou pelo telefone 0800 377 8020.

“O reforço da equipe, os novos investimentos e o Canal de Denúncias reformulado intensificam a melhoria contínua do sistema de conformidade da OOG. Vale ressaltar que, em meio às investigações da Operação Lava Jato, não há qualquer inquérito ou denúncia contra a OOG e seus integrantes. Naturalmente, isso não nos exime de sermos cada vez mais vigilantes. Nosso compromisso é com a ética, integridade e transparência”, afirma Roberto Simões, presidente da Odebrecht Óleo e Gás.

Investigações internas realizadas pela Odebrecht S.A., em cooperação com as autoridades e os relatos no âmbito de acordos de colaboração, não apontaram qualquer ilícito praticado pela OOG. Todos os contratos da empresa com seus clientes foram obtidos em conformidade com a lei e não foram identificados quaisquer pagamentos de vantagens indevidas a agentes públicos ou privados.

Serviço:

Canal Linha Ética da OOG

www.linhadeeticaoog.com.br

Telefone: 0800 377 8020 (24 horas por dia para ligações locais, nacionais e internacionais)

Sobre a Odebrecht Óleo e Gás - A Organização Odebrecht atua como prestadora de serviços para a indústria de petróleo brasileira desde 1953. Em 1979, começou a atuar em perfuração offshore, sendo a primeira empresa privada nacional a prestar este tipo de serviço no Brasil. Na década de 90, expandiu sua atuação para o exterior, incluindo o Mar do Norte, com foco na prestação de serviços e operação de FPSO. Em 2006, concentrou seus investimentos em petróleo e gás em uma nova empresa, a Odebrecht Óleo e Gás. De origem brasileira e com atuação no Brasil e no exterior, a Odebrecht Óleo e Gás é capaz de prover soluções integradas para a indústria de óleo e gás upstream tanto na fase de investimentos quanto nas operações, nos segmentos de Perfuração Offshore, Construção Submarina, Produção Offshore e Manutenção e Serviços Offshore. Tem na segurança de seus integrantes e de suas operações seu principal valor, além do uso de inovações tecnológicas, do compromisso com a preservação do meio ambiente e com sua excelência operacional. Mais informações no site: www.odebrechtoilgas.com

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19