Seminário sobre Gás Natural

Márcio Félix: novas diretrizes com medidas do “Gás para Crescer” do MME

MME recebe até setembro contribuições; objetivo é atrair investimentos e aumentar competição

Assessoria MME/Redação
26/07/2016 18:29
Márcio Félix: novas diretrizes com medidas do “Gás para Crescer” do MME Imagem: Divulgação Firjan Visualizações: 205

Para adequar as atividades do setor de gás natural ao novo momento do mercado e à redução da participação da Petrobras em diversos segmentos da cadeia, o Ministério de Minas e Energia (MME) estuda aprimoramentos nas diretrizes do segmento. As premissas dessa iniciativa chamada de “Gás para Crescer”, foram apresentadas pelo Secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do MME, Márcio Félix, em evento nesta terça-feira (26/07). A ideia é debater com os agentes da indústria medidas efetivas de aprimoramento das normas do setor visando um mercado com diversidade de agentes, competitividade e que contribua para o crescimento do país.

Félix afirmou, em sua apresentação na abertura do 17º Seminário Sobre Gás Natural do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), que até o final de setembro o MME deve consolidar proposta de políticas e diretrizes para o setor de gás natural, construída após conversas com os mais variados agentes do segmento, incluindo associações representativas, governos estaduais e empresas.

A intenção é realizar uma consulta pública ao longo do mês de outubro, permitindo novas contribuições de especialistas e demais interessados. No final desse processo, o MME deve avaliar as contribuições e propor o encaminhamento às instâncias cabíveis, como por exemplo, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Segundo o secretário, as premissas básicas para o desenvolvimento das novas diretrizes são: adoção de boas práticas internacionais; atração de investimentos; aumento da competição; diversidade de agentes; maior dinamismo e acesso à informação; participação ativa dos agentes do setor e respeito aos contratos firmados.

Uma das propostas já apresentadas por agentes do setor e que será avaliada pelo MME é a criação de um ente responsável pela coordenação da operação do transporte do gás natural, nos moldes do que é realizado na área de energia elétrica pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Amanhã, a diretora do Departamento de Gás Natural do MME, Symone Araújo, participará do seminário, no painel “Política para o Desenvolvimento de Mercados para o Gás Natural no Brasil”.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20